The PIBID Subproject-Interdisciplinary campus Mata Norte of UPE in the training of geography teachers: meeting individuals, pedagogical actions and formative contributions to teaching in geography in basic education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.249242

Keywords:

Geography Teacher Training, PIBID, Geography teaching

Abstract

The initial training of teachers of Geography attentive to the demands of students and education networks has been one of the challenges faced and faced by teacher educators, teacher training centers and specialists in the area, given that they are facing an increasingly public attentive to pedagogical practices more contextualized and close to their realities. The main objective of this article is to understand how the pedagogical actions developed by the individuals of the PIBID subproject-interdisciplinary campus Mata Norte da UPE contributed to the formation of Geography teachers for teaching in Basic Education. The approach used in this research is qualitative, ex-post-facto. In view of the analysis and evaluation carried out by means of the answers obtained from the graduates of the area of Geography, PIBID/Sub-project-Interdisciplinary, from Campi Mata Norte of UPE, it was concluded that the adoption of a pedagogical proposal attentive to the needs of the graduates of their future realities of performance in Basic Education through a program that provides differentiated and even innovative experiences, contributed to the formation of Geography teachers more attentive to the geographical realities of their future students and enabled the training of professionals more involved in updated pedagogical actions.

Author Biographies

Josias Ivanildo Flores de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Geografia (2020-2024) e Mestre em Geografia (2017-2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO, na área de concentração: Regionalização e Análise Regional - tendo suas pesquisas vinculadas à linha de pesquisa: Educação Geográfica, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço e, Graduação em Licenciatura em Geografia (2013-2016) pelo Departamento de Ciências Geográficas - DCG, ambos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente é Professor Substituto do Departamento de Ciências Geográficas - DCG da UFPE, na área de Ensino de Geografia. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Inovação - GPECI e colaborador no Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente - LEGEP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia e Educação Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial e Contínua de Professores de Geografia, Didática e Metodologias de Ensino com a Geografia, Políticas Educacionais, Avaliação e Análise de Políticas, Programas, Projetos e Subprojetos Educacionais, Práticas Docente, Cidadania, Interdisciplinaridade e Pesquisa no Ensino e na Formação de Professores de Geografia, Currículo Escolar e Acadêmico de Geografia, Identidade Profissional Docente e Profissionalização Docente na Geografia, possuindo interesse por outros temas dos campos da Geografia, da Educação e das Políticas Públicas.

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Programa de Pós-graduação em Geografia - Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ - Nível 2. É Líder do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI/CNPQ/UFPE) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Saber e Prática Social do Educador (da UFC/ Faculdade de Educação). Membro e Pesquisador da Rede Interregional sobre Docência na Educação Superior (RIDES). Pesquisador colaborador do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE) da Universidade de Montréal, Canadá. Atua principalmente nos temas: Tecnologias Digitais e Ensino de Geografia; Pedagogia e Docência Universitária; Formação de Professores; Inovação Pedagógica e Cultura Escolar; Didática e Metodologias Ativas; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Epistemologia Científica com ênfase na Ciência Geográfica.

Laryssa de Aragão Sousa, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014-2018). Mestranda (2018-2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPE; pesquisando na área de concentração: Regionalização e Análise Regional; atuando na linha de pesquisa: Educação Geográfica, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço. Colaboradora no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Inovação (GPECI) e no Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP). Tem experiência em Geografia na Área de Geografia com ênfase em Ensino de Geografia e Educação Geográfica, com atuação especificamente em temas como: Práticas Avaliativas em Geografia,Políticas Educacionais, conteúdos físico-naturais da Geografia, documentos basilares para o Ensino Médio, Avaliação da aprendizagem.

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Published

2021-04-27

How to Cite

Carvalho, J. I. F. de, dos Santos, F. K. S., & Sousa, L. de A. (2021). The PIBID Subproject-Interdisciplinary campus Mata Norte of UPE in the training of geography teachers: meeting individuals, pedagogical actions and formative contributions to teaching in geography in basic education. Revista De Geografia, 38(1), 186–210. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.249242