Estágio supervisionado no ensino de geografia: reflexões acerca do ensino-aprendizagem de forma remota em tempos de pandemia (Covid-19) em uma escola do município de Bernardino Batista-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.254634

Palavras-chave:

formação docente, ensino remoto, ensino de geografia

Resumo

Este estudo é resultado das inquietações, reflexões e experiências vivenciadas ao longo do Estágio Supervisionado III (regência), requisito obrigatório para conclusão do curso de Licenciatura em Geografia, modalidade de Ensino a Distância (EaD), polo presencial de Pombal - PB, ofertado a partir de convênio celebrado entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), na metade do referido curso (2020-2021). Vale ainda ressaltar que tal estágio foi realizado de forma remota em razão da pandemia (Covid-19) decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 11 de março de 2020. Sendo assim, objetivou-se com este estudo, analisar o Estágio Supervisionado no Ensino de Geografia a partir das reflexões e experiências acerca do ensino-aprendizagem de forma remota em tempos de pandemia (Covid-19). Conclui-se que o Estágio Supervisionado III (regência) foi de suma importante, tendo em vista que o mesmo proporcionou a oportunidade de vivenciar a experiência em sula de aula ainda que de forma remota e, sobretudo, as dificuldades que o professor pode encontrar. Dessa forma, pode-se assim dizer que são imensuráveis as possibilidades e desafios que a experiência com o estágio pode contribuir no processo de formação do professor de geografia.

Biografia do Autor

Jamilton Costa Pereira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil

Doutorando em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Josandra Araujo Barreto de Melo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil

Doutora em Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Professora, Centro de Educação (CEDUC) - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

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Publicado

27.04.2023

Como Citar

Pereira, J. C., & Melo, J. A. B. de. (2023). Estágio supervisionado no ensino de geografia: reflexões acerca do ensino-aprendizagem de forma remota em tempos de pandemia (Covid-19) em uma escola do município de Bernardino Batista-PB. Revista De Geografia, 40(1), 72–85. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.254634

Edição

Seção

Artigo Científico