Estágio supervisionado no ensino de geografia: reflexões acerca do ensino-aprendizagem de forma remota em tempos de pandemia (Covid-19) em uma escola do município de Bernardino Batista-PB
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.254634Palavras-chave:
formação docente, ensino remoto, ensino de geografiaResumo
Este estudo é resultado das inquietações, reflexões e experiências vivenciadas ao longo do Estágio Supervisionado III (regência), requisito obrigatório para conclusão do curso de Licenciatura em Geografia, modalidade de Ensino a Distância (EaD), polo presencial de Pombal - PB, ofertado a partir de convênio celebrado entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), na metade do referido curso (2020-2021). Vale ainda ressaltar que tal estágio foi realizado de forma remota em razão da pandemia (Covid-19) decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 11 de março de 2020. Sendo assim, objetivou-se com este estudo, analisar o Estágio Supervisionado no Ensino de Geografia a partir das reflexões e experiências acerca do ensino-aprendizagem de forma remota em tempos de pandemia (Covid-19). Conclui-se que o Estágio Supervisionado III (regência) foi de suma importante, tendo em vista que o mesmo proporcionou a oportunidade de vivenciar a experiência em sula de aula ainda que de forma remota e, sobretudo, as dificuldades que o professor pode encontrar. Dessa forma, pode-se assim dizer que são imensuráveis as possibilidades e desafios que a experiência com o estágio pode contribuir no processo de formação do professor de geografia.
Referências
ANDRADE, A. M. O Estágio Supervisionado e a Práxis Docente. In: SILVA, M. L. S. F. (Org.). Estágio Curricular: Contribuições para o Redimensionamento de sua Prática. Natal: EdUFRN, 2005.
BATISTA, D. G. P.; LIMA, E. R. V. Índice de avaliação da qualidade de infraestruturas cicloviárias: um estudo em João Pessoa-PB. Revista Brasileira de Gestão Urbana, vol. 12, 2020. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/1931/193162792024/html/index.html Acesso em: 18 mai. 2021.
BRABANT, J. Crise da geografia, crise da escola. In: OLIVEIRA, A. U. (org.). Para onde vai o ensino de geografia? São Paulo: Contexto, 1989.
CALLAI, H. C. Geografia um certo espaço, uma certa aprendizagem. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Geografia. Universidade de São Paulo. São Paulo, 1995.
CRISTIANO DRONES. Imagens de Bernardino Batista-PB. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=047rBJ921jQ Acesso em: 26 mai. 2021.
FELDKERCHER, N. O estágio curricular supervisionado na formação de professores e nas políticas. Revista Virtual P@rtes, 2009. Disponível em: https://www.partes.com.br/2009/11/04/o-estagio-curricular-supervisionado-na-formacao-de-professores-e-nas-politicas-educacionais/ Acesso em 25 mai. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 107p.
IBGE. Caracterização da população do município de Bernardino Batista-PB. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/bernardino-batista/panorama Acesso em: 18 mai. 2021.
LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2018.
LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010. 269 p.
PASSINI. E. Y.; PASSINI, R.; MALYSZ, S. T.(Org.). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. – 2.ed.- São Paulo: Contexto, 2010
PIMENTA, S. G.; LIMA, M, S. L. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/35617375/pimenta-amp-lima2004#scribd Acesso em: 28 nov. 2020.
SILVA, J. E. Estagio Supervisionado ensino e aprendizagem: uma experiência vivenciada na escola estadual de ensino médio João da Silva Monteiro. 2015. 23p. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/9168/1/PDF%20-%20Jos%c3%a9%20Edilson%20da%20Silva.pdf Acesso em: 05 nov. 2020.
VESENTINI, J. W. Realidades e Perspectivas do Ensino de Geografia no Brasil. In: O Ensino de Geografia no Século XXI. (Org.) 7ª Ed – Campinas, SP: Papirus, 2004. p. 220- 248.
ZANELLA, L.C.H. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. 2. ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012. 160p.: il.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.