Geografia em espaços de criação digital na educação básica em Pernambuco/Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.258631

Palavras-chave:

tecnologias digitais, educação 4.0, aprendizagem ativa, espaço de criação digital, docência em geografia.

Resumo

Este artigo é um recorte dos resultados da pesquisa Aprendizagem Geográfica e Redes Digitais na Educação Básica realizada nos últimos quatro anos com apoio do CNPQ. O termo Educação 4.0 tem como uma de suas premissas, usar as tecnologias como ferramentas pedagógicas inovadoras que transformem as práticas educativas para facilitar e diversificar o processo de ensino-aprendizagem, atendendo a todos os alunos, e suas diferenças. Elegemos como principal problema: Como os professores de Geografia das escolas estaduais de referências, localizadas no estado de Pernambuco, tem se apropriado das tecnologias digitais no seu fazer pedagógico em contexto de Educação 4.0?, o que nos leva para nosso objetivo geral compreender a mudança operada no trabalho docente dos professores de Geografia da educação básica, no plano de suas representações diante da integração das tecnologias digitais no ensino de Geografia, de suas atitudes diante desse novo modo de mediação pedagógica, das práticas pedagógicas em espaços de criação digital. O percurso metodológico se deu a partir de uma abordagem qualitativa por meio do aprofundamento teórico das categorias de investigação e realização de entrevistas, levando em consideração os objetivos e finalidades do estudo. Os espaços de criação digital têm se incorporado a escola e exigido do professor de geografia o domínio de um conjunto de saberes que transcendem e se articulam com os conhecimentos geográficos e que já estão presentes no chão da sala de aula, podendo assim, incorporar-se em sua prática pedagógica.

Biografia do Autor

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPE. Bolsista de Produtividade do CNPQ.

Bruno Vieira de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco

Josias Ivanildo Flores de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Itallo Fernando de Freitas Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

11.04.2024

Como Citar

Santos, F. K. S. dos, Andrade, B. V. de, Carvalho, J. I. F. de, & Silva, I. F. de F. (2024). Geografia em espaços de criação digital na educação básica em Pernambuco/Brasil. Revista De Geografia, 41(1), 92–104. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.258631

Edição

Seção

Artigo Científico