Geografia em espaços de criação digital na educação básica em Pernambuco/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.258631Palavras-chave:
tecnologias digitais, educação 4.0, aprendizagem ativa, espaço de criação digital, docência em geografia.Resumo
Este artigo é um recorte dos resultados da pesquisa Aprendizagem Geográfica e Redes Digitais na Educação Básica realizada nos últimos quatro anos com apoio do CNPQ. O termo Educação 4.0 tem como uma de suas premissas, usar as tecnologias como ferramentas pedagógicas inovadoras que transformem as práticas educativas para facilitar e diversificar o processo de ensino-aprendizagem, atendendo a todos os alunos, e suas diferenças. Elegemos como principal problema: Como os professores de Geografia das escolas estaduais de referências, localizadas no estado de Pernambuco, tem se apropriado das tecnologias digitais no seu fazer pedagógico em contexto de Educação 4.0?, o que nos leva para nosso objetivo geral compreender a mudança operada no trabalho docente dos professores de Geografia da educação básica, no plano de suas representações diante da integração das tecnologias digitais no ensino de Geografia, de suas atitudes diante desse novo modo de mediação pedagógica, das práticas pedagógicas em espaços de criação digital. O percurso metodológico se deu a partir de uma abordagem qualitativa por meio do aprofundamento teórico das categorias de investigação e realização de entrevistas, levando em consideração os objetivos e finalidades do estudo. Os espaços de criação digital têm se incorporado a escola e exigido do professor de geografia o domínio de um conjunto de saberes que transcendem e se articulam com os conhecimentos geográficos e que já estão presentes no chão da sala de aula, podendo assim, incorporar-se em sua prática pedagógica.
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