FLORA LENHOSA EM UM FRAGMENTO URBANO DE FLORESTA ATLÂNTICA EM PERNAMBUCO
Abstract
Este estudo objetivou conhecer a riqueza da flora lenhosa de um fragmento florestal urbano. Foram realizadas coletas florísticas ao longo das trilhas existentes no interior do fragmento da Estação Ecológica de Caetés – ESEC, Paulista, Pernambuco, o qual possui vegetação classificada como Floresta Ombrófila de Terras Baixas. Também foi incorporada à listagem florística os registros das espécies lenhosas depositadas nos herbários PEUFR e do IPA. Foram identificadas 101 espécies e 78 gêneros distribuídos em 39 famílias. Fabaceae (13 espécies), Melastomataceae (12), Sapotaceae (7), Euphorbiaceae e Rubiaceae (cinco espécies cada), Annonaceae, Lauraceae e Myrtaceae (quatro espécies cada), juntas representam 8,31% do total de espécies levantadas. Das espécies mais comuns no interior do fragmento destaque para todas as espécies da Clusiaceae, além de Manilkara salzmannii (A. DC.) H.J. Lam, Sacoglottis mattogrossensis Malme e Actinostemon verticillatus (Klotzsch) Baill. As espécies de Melastomataceae também se destacaram por estarem presentes na borda do fragmento. Este trabalho ressalta a importância de estudos florísticos relacionados à floresta Atlântica, com ênfase em fragmentos florestais urbanos, os quais fornecem subsídios para recuperação de áreas degradadas baseada na composição de espécies lenhosas de floresta Atlântica.Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.