DIVERSIDADE DE PLANTAS AQUÁTICAS VASCULARES EM AÇUDES DO PARQUE ESTADUAL DE DOIS IRMÃOS (PEDI), RECIFE-PE
Abstract
As macrófitas aquáticas ocorrem desde brejos a ambientes verdadeiramente aquáticos, possuem partes fotossintetizantes ativas, permanente ou temporariamente emersas, submersas ou flutuantes em corpos de água doce ou salobra. Devido a sua importância, este estudo objetivou comparar a diversidade de macrófitas aquáticas nos reservatórios do Meio e Prata, entre as estações climáticas, e caracterizar as formas biológicas de suas hidrófitas. As coletas foram realizadas no Parque Estadual de Dois Irmãos, em dezembro de 2007 e julho de 2008, sendo as amostras coletadas nos açudes do Meio e Prata, herborizadas e identificadas. Calculou-se a freqüência de ocorrência das espécies e a matriz de diversidade foi estimada pelo índice de Jaccard e ordenada pelo método WPGMA, com 1000 replicações e alfa=5% através do programa RandMat. Encontrou-se 48 espécies, 44 gêneros e 25 famílias. Cyperaceae e Fabaceae foram as famílias mais representativas na área. O açude do Prata apresentou maior diversidade do que o açude do Meio, sendo o período chuvoso o de maior ocorrência de espécies. As formas biológicas encontradas foram anfíbia (60,42%), emergentes (25,00%), flutuantes fixas (4,17%), submersa fixa (4,17%), flutuantes livres (2,08%), submersa livre (2,08%) e epífita (2,08%).Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.