GEOMORFOLOGIA DE ÁREAS SEMI-ÁRIDAS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS SERTÕES NORDESTINOS

Autor/innen

  • Simone Cardoso Ribeiro Universidade Regional do Cariri

Abstract

O presente artigo faz uma revisão do conhecimento produzido sobre as formas de relevo das regiões semi-áridas e seus processos correlatos (formadores e mantenedores da esculturação mórfica), traçando uma evolução histórica da ciência geomorfológica, através de suas origens e linhas epistemológicas. São enfatizados os processos exógenos na elaboração das superfícies geomórficas, dando especial atenção àqueles que produziram os relevos dos sertões nordestinos do Brasil.

Autor/innen-Biografie

Simone Cardoso Ribeiro, Universidade Regional do Cariri

Geógrafa e especialista em Geografia do Nordeste pela UFRN, Mestre e Doutoranda em Geografia pela UFRJ. Professora Adjunta do Depto. de Geociêcias da URCA, atua nas áreas de Geomorfologia e Pedologia, atualmente desenvolvendo pesquisas em Etnogeomorfologia Sertaneja e Geomorfologia do Semi-árido.

Veröffentlicht

2010-10-07

Zitationsvorschlag

Ribeiro, S. C. (2010). GEOMORFOLOGIA DE ÁREAS SEMI-ÁRIDAS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS SERTÕES NORDESTINOS. Revista De Geografia, 27(1), 120–137. Abgerufen von https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228790