GEOMORFOLOGIA DE ÁREAS SEMI-ÁRIDAS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS SERTÕES NORDESTINOS

Autores

  • Simone Cardoso Ribeiro Universidade Regional do Cariri

Resumo

O presente artigo faz uma revisão do conhecimento produzido sobre as formas de relevo das regiões semi-áridas e seus processos correlatos (formadores e mantenedores da esculturação mórfica), traçando uma evolução histórica da ciência geomorfológica, através de suas origens e linhas epistemológicas. São enfatizados os processos exógenos na elaboração das superfícies geomórficas, dando especial atenção àqueles que produziram os relevos dos sertões nordestinos do Brasil.

Biografia do Autor

Simone Cardoso Ribeiro, Universidade Regional do Cariri

Geógrafa e especialista em Geografia do Nordeste pela UFRN, Mestre e Doutoranda em Geografia pela UFRJ. Professora Adjunta do Depto. de Geociêcias da URCA, atua nas áreas de Geomorfologia e Pedologia, atualmente desenvolvendo pesquisas em Etnogeomorfologia Sertaneja e Geomorfologia do Semi-árido.

Downloads

Publicado

07.10.2010

Como Citar

Ribeiro, S. C. (2010). GEOMORFOLOGIA DE ÁREAS SEMI-ÁRIDAS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS SERTÕES NORDESTINOS. Revista De Geografia, 27(1), 120–137. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228790

Edição

Seção

Geografia Física