AVALIAÇÃO DE TENDÊNCIA A ENCHENTES DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA (SP).
Abstract
As enchentes causam sérios impactos econômicos e sociais na sociedade. Com intuito de contribuir no enriquecimento deste assunto, este trabalho buscou caracterizar as bacias hidrográficas pertencentes ao município de Caraguatatuba (SP) - que tem o Rio Juqueriquerê como principal da região - e determinar quais destas possuem maior tendência a enchentes a partir de uma análise morfométrica de bacias. Neste trabalho foram limitadas 15 sub-bacias para as quais foram definidos os cinco parâmetros morfométricos a seguir: densidade de drenagem, densidade hidrográfica, índice de forma, índice de circularidade e índice de sinuosidade. Também foi analisado o perfil longitudinal dos rios que é um importante elemento da geomorfologia fluvial, pois estabelece estágio de equilíbrio hidrológico do rio. Os parâmetros morfométricos foram analisados de forma conjunta tornando possível a identificação das bacias com maior suscetibilidade a enchentes e das 15 bacias analisadas quatro apresentaram as maiores tendências a enchentes ou inundação. A análise morfométrica constitui um importante indicador no diagnóstico de bacias com riscos a inundações.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.