AVALIAÇÃO DE TENDÊNCIA A ENCHENTES DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA (SP).

Autores/as

  • Cristiane Alessandra Moura UNESP-Rio Claro

Resumen

As enchentes causam sérios impactos econômicos e sociais na sociedade. Com intuito de contribuir no enriquecimento deste assunto, este trabalho buscou caracterizar as bacias hidrográficas pertencentes ao município de Caraguatatuba (SP) - que tem o Rio Juqueriquerê como principal da região - e determinar quais destas possuem maior tendência a enchentes a partir de uma análise morfométrica de bacias.  Neste trabalho foram limitadas 15 sub-bacias para as quais foram definidos os cinco parâmetros morfométricos a seguir: densidade de drenagem, densidade hidrográfica, índice de forma, índice de circularidade e índice de sinuosidade. Também foi analisado o perfil longitudinal dos rios que é um importante elemento da geomorfologia fluvial, pois estabelece estágio de equilíbrio hidrológico do rio. Os parâmetros morfométricos foram analisados de forma conjunta tornando possível a identificação das bacias com maior suscetibilidade a enchentes e das 15 bacias analisadas quatro apresentaram as maiores tendências a enchentes ou inundação. A análise morfométrica constitui um importante indicador no diagnóstico de bacias com riscos a inundações.

Biografía del autor/a

Cristiane Alessandra Moura, UNESP-Rio Claro

Geógrafa formada na UNESP-Rio Claro, mestre em Geociências e Meio Ambiente do Programa de Pós- graduação em Geociências -UNESP- Rio Claro.

Publicado

2013-12-20

Cómo citar

Moura, C. A. (2013). AVALIAÇÃO DE TENDÊNCIA A ENCHENTES DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA (SP). Revista De Geografia, 30(2), 123–138. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229012