DA TERRA SECA À TERRA MOLHADA: REVISITANDO EUCLIDES DA CUNHA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229334Abstract
Este trabalho constitui-se num exercício exegético das obras “Os Sertões” e “À Margem da História”, de Euclides da Cunha. Realiza-se uma comparação entre as duas obras sobre os temas Integração regional, Paisagem e Topofilia. Os objetivos são: identificar como o autor entende e propõe a integração das regiões Nordeste e Norte à nação brasileira e, ainda, compreender como o autor classifica a paisagem e os espaços do Nordeste e da Amazônia. A metodologia consta de pesquisa bibliográfica, um exame das duas obras, sem negligenciar os demais escritos do autor, bem como fontes secundárias. A temática da integração regional é a grande contribuição de Euclides da Cunha, pioneiro nesse tema, em relação à integração da Amazônia. O autor descreve a paisagem para valorizar a luta do sertanejo contra a natureza, evidenciando-lhe a bravura, traço psicológico proposto por ele como o cerne da nacionalidade e modelo para a nação.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.