DA TERRA SECA À TERRA MOLHADA: REVISITANDO EUCLIDES DA CUNHA

Autores

  • Antenor da Silva Ferreira Universidade Federal do Amazonas
  • Odenei de Souza Ribeiro Universidade Federal do Amazonas
  • Aldenor da Silva Ferreira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229334

Resumo

Este trabalho constitui-se num exercício exegético das obras “Os Sertões” e “À Margem da História”, de Euclides da Cunha. Realiza-se uma comparação entre as duas obras sobre os temas Integração regional, Paisagem e Topofilia. Os objetivos são: identificar como o autor entende e propõe a integração das regiões Nordeste e Norte à nação brasileira e, ainda, compreender como o autor classifica a paisagem e os espaços do Nordeste e da Amazônia. A metodologia consta de pesquisa bibliográfica, um exame das duas obras, sem negligenciar os demais escritos do autor, bem como fontes secundárias. A temática da integração regional é a grande contribuição de Euclides da Cunha, pioneiro nesse tema, em relação à integração da Amazônia. O autor descreve a paisagem para valorizar a luta do sertanejo contra a natureza, evidenciando-lhe a bravura, traço psicológico proposto por ele como o cerne da nacionalidade e modelo para a nação.

Biografia do Autor

Antenor da Silva Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

É Bacharel em Ciências Sociais e Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas (1998/1999). Mestre em Sociologia pela mesma Universidade (2016). Possui formação em Teologia pelo Instituto Teológico Presbiteriano do Amazonas (ITEPRAM/2011). Tem experiência na área nas áreas de Sociologia da Educação, Sociologia da Religião e Teologia Sistemática. Atualmente é professor colaborador do Instituto Teológico Presbiteriano do Amazonas (ITEPRAM) onde ministra as disciplinas de Introdução à Teologia Sistemática, Teologia. 

Odenei de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Amazonas

Professor Adjunto II da Universidade Federal do Amazonas. Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia (2012), Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (1993). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia Clássica, Pensamento Social Brasileiro, Sociologia da Cultura e dos Intelectuais.

Aldenor da Silva Ferreira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto I da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2009). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela mesma Universidade (2005). Foi vencedor do Prêmio Samuel Benchimol em 2010 na categoria Econômico-Tecnológica e em 2014 na categoria Social. Desenvolve pesquisas nas áreas de Sociologia Rural, Antropologia Rural e Sociologia Ambiental, investigando os seguintes temas: ecodesenvolvimento, etnoconhecimento, campesinato, agricultura familiar e assentamentos rurais, processos de adaptabilidade e etnoconservação na várzea amazônica e no pantanal.

Downloads

Publicado

22.12.2017

Como Citar

Ferreira, A. da S., Ribeiro, O. de S., & Ferreira, A. da S. (2017). DA TERRA SECA À TERRA MOLHADA: REVISITANDO EUCLIDES DA CUNHA. Revista De Geografia, 34(3). https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229334

Edição

Seção

Artigo Científico