DESENVOLVIMENTO OU CRESCIMENTO ECONÔMICO? OS IMPACTOS DAS TRANSFORMAÇÕES RECENTES NO MUNICÍPIO DE GOIANA, PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229337Abstract
Este artigo busca discutir como o município de Goiana vem sendo impactado por um recente processo de industrialização, bem como compreender como esse movimento está modificando a dinâmica de vida local. Foi realizada uma revisão de literatura sobre os conceitos de crescimento e desenvolvimento, assim como uma caracterização do município através de análise documental. Para a coleta de dados realizaram-se entrevistas semiestruturadas com atores-chave, além de visitas de campo e de registros fotográficos. Observou-se que os empreendimentos industriais recém-chegados ao município vêm alterando a dinâmica econômica na região, e também gerando oportunidades para os moradores locais. Porém, devido à deficiência na capacitação profissional prévia dos habitantes, as empresas contratam funcionários oriundos de outras localidades. A chegada desses trabalhadores impacta diretamente o setor imobiliário, a infraestrutura urbana e a prestação de serviços públicos. O serviço de comércio foi o mais beneficiado com a chegada dos grandes empreendimentos, já a prestação dos serviços públicos, como segurança, mobilidade, saúde e saneamento sofreu um impacto negativo. Conclui-se que no atual momento, o município de Goiana não está inserido num processo de desenvolvimento includente e sustentável, ao contrário, o município parece caminhar no sentido de um desenvolvimento excludente baseado no crescimento econômico.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.