DESENVOLVIMENTO OU CRESCIMENTO ECONÔMICO? OS IMPACTOS DAS TRANSFORMAÇÕES RECENTES NO MUNICÍPIO DE GOIANA, PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229337Abstract
Este artigo busca discutir como o município de Goiana vem sendo impactado por um recente processo de industrialização, bem como compreender como esse movimento está modificando a dinâmica de vida local. Foi realizada uma revisão de literatura sobre os conceitos de crescimento e desenvolvimento, assim como uma caracterização do município através de análise documental. Para a coleta de dados realizaram-se entrevistas semiestruturadas com atores-chave, além de visitas de campo e de registros fotográficos. Observou-se que os empreendimentos industriais recém-chegados ao município vêm alterando a dinâmica econômica na região, e também gerando oportunidades para os moradores locais. Porém, devido à deficiência na capacitação profissional prévia dos habitantes, as empresas contratam funcionários oriundos de outras localidades. A chegada desses trabalhadores impacta diretamente o setor imobiliário, a infraestrutura urbana e a prestação de serviços públicos. O serviço de comércio foi o mais beneficiado com a chegada dos grandes empreendimentos, já a prestação dos serviços públicos, como segurança, mobilidade, saúde e saneamento sofreu um impacto negativo. Conclui-se que no atual momento, o município de Goiana não está inserido num processo de desenvolvimento includente e sustentável, ao contrário, o município parece caminhar no sentido de um desenvolvimento excludente baseado no crescimento econômico.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.