CINEMA E GEOGRAFIA: O FILME COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autor/innen

  • Renata Michele Messias Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Josué Alencar Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229340

Abstract

Neste trabalho discutimos a relação entre cinema e Geografia e suas colaborações como instrumento didático-pedagógico no ensino da disciplina. Destacamos as principais contribuições e eventuais problemas a serem resolvidos na utilização de filmes em sala de aula. Cogitamos ser este um recurso didático-pedagógico com grandes potencialidades e contribuições para o processo de ensino-aprendizagem e de formação crítica dos sujeitos, mas que ainda encontra resistência para adentrar no ambiente escolar ocasionadas pelo seu mau uso. Autores como Duarte (2009), Holleben (2007), Napolitano (2015) e Barbosa (2004) foram fundamentais como aporte teórico para compreendermos a importância da relação entre o filme  e o ensino de Geografia. Esta pesquisa seguiu os procedimentos com um estudo de caso nas turmas do 6° A e 9° ano da Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa, localizada no município de Taboleiro Grande (RN), para investigar se o filme é um instrumento usado na escola, na disciplina de Geografia, e quais os resultados alcançados com a sua utilização. O trabalho propõe a indicação de alguns filmes que possam ser trabalhados nas séries investigadas, utilizando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) de Geografia como referência para identificar os temas para o ensino desta disciplina no terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental.

Autor/innen-Biografien

Renata Michele Messias, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(2016), onde atuou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Josué Alencar Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Concluiu a Graduação (2002) e o Mestrado (2005) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), oportunidade em que participou da Missão de Estudos (PROCAD/CAPES) no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi professor substituto do Departamento de Geografia da UFRN/Natal e atualmente é professor efetivo do Departamento de Geografia/Campus de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), onde atua no Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido. É pesquisador do Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR) e membro do Grupo de Pesquisa Globalização, Agricultura e Urbanização (GLOBAU), este último vinculado à UECE. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: reestruturação urbana e regional; urbanização contemporânea; rede urbana; comércio e consumo urbanos e pequena cidade.

Veröffentlicht

2018-09-13

Zitationsvorschlag

Messias, R. M., & Bezerra, J. A. (2018). CINEMA E GEOGRAFIA: O FILME COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista De Geografia, 35(3), 324–344. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229340