CINEMA E GEOGRAFIA: O FILME COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229340Abstract
Neste trabalho discutimos a relação entre cinema e Geografia e suas colaborações como instrumento didático-pedagógico no ensino da disciplina. Destacamos as principais contribuições e eventuais problemas a serem resolvidos na utilização de filmes em sala de aula. Cogitamos ser este um recurso didático-pedagógico com grandes potencialidades e contribuições para o processo de ensino-aprendizagem e de formação crítica dos sujeitos, mas que ainda encontra resistência para adentrar no ambiente escolar ocasionadas pelo seu mau uso. Autores como Duarte (2009), Holleben (2007), Napolitano (2015) e Barbosa (2004) foram fundamentais como aporte teórico para compreendermos a importância da relação entre o filme e o ensino de Geografia. Esta pesquisa seguiu os procedimentos com um estudo de caso nas turmas do 6° A e 9° ano da Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa, localizada no município de Taboleiro Grande (RN), para investigar se o filme é um instrumento usado na escola, na disciplina de Geografia, e quais os resultados alcançados com a sua utilização. O trabalho propõe a indicação de alguns filmes que possam ser trabalhados nas séries investigadas, utilizando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) de Geografia como referência para identificar os temas para o ensino desta disciplina no terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.