GEOGRAFIA DA CRIMINALIDADE: O CASO DA TERRITORIALIZAÇÃO DO TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO DIVINEIA EM SÃO LUÍS/MA

Autor/innen

  • Leandro da Silva Fernandes UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229380

Abstract

Neste trabalho será apresentado o caso particular da territorialização do comércio das drogas, assim como a estruturação das facções em um bairro da capital maranhense, o Divineia. O bairro se origina do processo de crescimento desordenado da capital ocorrido no século XX nas décadas de 70 e 80, sendo sua ocupação nada pacífica. Para uma abordagem que compreenda de forma crítica a realidade foi adotado como método a dialética. Quanto aos procedimentos metodológicos compreenderam a consulta de autores concernentes ao tema proposto e principalmente de dados originados a partir da pesquisa de campo que envolveram entrevistas com moradores, policiais, informante do tráfico, além de documentação cartográfica e fotográfica. Os resultados mais expressivos elucidaram a vinculação da comercialização dos entorpecentes em escala local com a internacionalização do mercado dos narcóticos. Também foi possível conhecer as áreas de maior disseminação dos alucinógenos, viabilizando uma apresentação detalhada destas áreas com suas peculiaridades e destacando os principais aspectos de atuação dos agentes desse ciclo vicioso.

Autor/innen-Biografie

Leandro da Silva Fernandes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Graduado em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão. Atua como Monitor de pesquisa do Núcleo de Estudos Avançados em Geografia Humana/NEAGH da UFMA.

Veröffentlicht

2018-09-13

Zitationsvorschlag

Fernandes, L. da S. (2018). GEOGRAFIA DA CRIMINALIDADE: O CASO DA TERRITORIALIZAÇÃO DO TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO DIVINEIA EM SÃO LUÍS/MA. Revista De Geografia, 35(3), 289–307. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229380