GEOGRAFIA DA CRIMINALIDADE: O CASO DA TERRITORIALIZAÇÃO DO TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO DIVINEIA EM SÃO LUÍS/MA

Autores/as

  • Leandro da Silva Fernandes UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229380

Resumen

Neste trabalho será apresentado o caso particular da territorialização do comércio das drogas, assim como a estruturação das facções em um bairro da capital maranhense, o Divineia. O bairro se origina do processo de crescimento desordenado da capital ocorrido no século XX nas décadas de 70 e 80, sendo sua ocupação nada pacífica. Para uma abordagem que compreenda de forma crítica a realidade foi adotado como método a dialética. Quanto aos procedimentos metodológicos compreenderam a consulta de autores concernentes ao tema proposto e principalmente de dados originados a partir da pesquisa de campo que envolveram entrevistas com moradores, policiais, informante do tráfico, além de documentação cartográfica e fotográfica. Os resultados mais expressivos elucidaram a vinculação da comercialização dos entorpecentes em escala local com a internacionalização do mercado dos narcóticos. Também foi possível conhecer as áreas de maior disseminação dos alucinógenos, viabilizando uma apresentação detalhada destas áreas com suas peculiaridades e destacando os principais aspectos de atuação dos agentes desse ciclo vicioso.

Biografía del autor/a

Leandro da Silva Fernandes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Graduado em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão. Atua como Monitor de pesquisa do Núcleo de Estudos Avançados em Geografia Humana/NEAGH da UFMA.

Publicado

2018-09-13

Cómo citar

Fernandes, L. da S. (2018). GEOGRAFIA DA CRIMINALIDADE: O CASO DA TERRITORIALIZAÇÃO DO TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO DIVINEIA EM SÃO LUÍS/MA. Revista De Geografia, 35(3), 289–307. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229380