APLICAÇÃO DA SARNDBOX NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.238205Abstract
A Caixa de Areia de Realidade Aumentada (SARndbox) aborda uma metodologia relevante para o ensino de Geociências, em especial a Geomorfologia. Sua utilização, porém, ainda é pouco difundida no Brasil. Essa ferramenta permite a criação de uma representação hipsométrica 3D pelo usuário e, a partir de um senso de movimento, um projetor digital e um conjunto de softwares, modelos topográficos diversos podem ser projetados. Com o objetivo de expor os resultados obtidos com a aplicação da mesma, são apresentados os passos de elaboração da ferramenta, juntamente com os materiais necessários para a sua construção. A SARNDBOX foi aplicada na Universidade Federal de Sergipe, tendo como público-alvo professores e alunos da educação básica, assim como alunos do ensino superior. Com a ferramenta foi possível discutir conceitos da Geomorfologia, assim como demonstrar em modelos topográficos em 3D as características da geomorfologia sergipana.Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.