APLICAÇÃO DA SARNDBOX NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA

Auteurs

  • Riclaudio Silva Santos
  • Ricardo Silva Santos
  • Gabriel Carvalho Santos
  • Kaio César de Oliveira Tavares
  • Larissa Monteiro Rafael
  • Daniel Rodrigues de Lira
  • Cristiano Aprígio dos Santos

DOI :

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.238205

Résumé

A Caixa de Areia de Realidade Aumentada (SARndbox) aborda uma metodologia relevante para o ensino de Geociências, em especial a Geomorfologia. Sua utilização, porém, ainda é pouco difundida no Brasil. Essa ferramenta permite a criação de uma representação hipsométrica 3D pelo usuário e, a partir de um senso de movimento, um projetor digital e um conjunto de softwares, modelos topográficos diversos podem ser projetados. Com o objetivo de expor os resultados obtidos com a aplicação da mesma, são apresentados os passos de elaboração da ferramenta, juntamente com os materiais necessários para a sua construção. A SARNDBOX foi aplicada na Universidade Federal de Sergipe, tendo como público-alvo professores e alunos da educação básica, assim como alunos do ensino superior. Com a ferramenta foi possível discutir conceitos da Geomorfologia, assim como demonstrar em modelos topográficos em 3D as características da geomorfologia sergipana.

Téléchargements

Publiée

2018-09-18

Comment citer

Silva Santos, R., Silva Santos, R., Carvalho Santos, G., César de Oliveira Tavares, K., Monteiro Rafael, L., Rodrigues de Lira, D., & Aprígio dos Santos, C. (2018). APLICAÇÃO DA SARNDBOX NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA. Revista De Geografia, 35(4), 83–91. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.238205