Insegurança e estigmatização sócio-espacial na cidade de araguaína-to: um estudo sobre o papel da mídia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.243542Schlagworte:
insegurança, mídia, Araguaína.Abstract
A insegurança urbana e a violência, que têm marcado a apropriação e uso das cidades brasileiras, não se faz sem a manipulação midiática, que contribui para a estigmatização de setores da cidade e seus habitantes. Além disso, interdita um debate consequente sobre segurança pública e direito a cidade, ambos indissociavelmente ligados. Nesse trabalho, investigamos as maneiras pelas quais a mídia construí os lugares inseguros e estigmatizados em Araguaína-TO. A pesquisa se realizou por meio do estudo de um programa policial, um webjornal e entrevista com os citadinos sobre suas percepções da insegurança urbana. Constatou-se que a mídia digital e televisiva tem um papel decisivo na percepção dos moradores em relação aos lugares da cidade que devem ser evitados e horários que outros podem ser apropriados. A principal reação dos entrevistados ao nomear os lugares de insegurança na cidade é se referendar no noticiário local. Os espaços de insegurança estão localizados principalmente nos setores das regiões periféricas e nos bares populares. Dessa forma, a mídia opera um recorte dos lugares na cidade pelos tipos de crimes e locais dos criminosos, sendo a periferia, depositária de criminosos e de objetos roubados, como solução se receitua mais repreção policial.
Literaturhinweise
BOURDIEU, Pierre. Le capital social: notes provisoires. Actes de la Recherche em Sciences Socieles, Paris, n. 31, p. 2-3, 1980. Disponível em: Disponível em: https://www.persee.fr/doc/arss_0335-5322_1980_num_31_1_2069 . Acesso em: 06 mai. 2019.
BOURDIEU, Pierre. et al. A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997
CASSAB, Clarice et al. Representações na mídia da juventude e a produção do medo: experiência em uma cidade média brasileira. Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia, n. 102, p. 103-120, 2016. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/finisterra/issue/view/639 Acesso em: 21 mar. 2019
IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; FBSP – Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Atlas da Violência 2019. Brasília: Rio de Janeiro; São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/ . Acesso em: Acesso em: 22 mar. 2019.
LAGRANGE, Hugues. Médias et insécurité. Internacional Review of Community Development, v. 30, p. 181-195. Disponível em: https:// doi.org/10.7202/1033677ar Acesso em: 21 mar. 2019.
GOMES, Paulo Cesar da Costa. A condição urbana: ensaios de geopolítica da cidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
KESSLER, Gabriel. El sentimiento de inseguridad: sociología del temor al delito. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2015
MUNIZ, Marcelo Trilha. Produções de sentido do telejornalismo em Araguaína: discurso dos telejornais locais da Rede Globo e Band. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Estudo de Cultura e Território) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
MUCCHIELLI, Laurent. Violences et insécurité: fantasmes et réalités dans le débat français. Paris: La Découverte, 2002.
SERPA, Angelo. Lugar e mídia. São Paulo: Contexto, 2011.
SILVA, Edilson Márcio Almeida da. Notícias da violência urbana: um estudo antropológico. Niterói: EDUFF, 2010.
SOUZA, Marcelo Lopes de Souza. A prisão e a ágora: reflexões em torno da democratização do planejamento e da gestão das cidades. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
SOUZA, Marcelo Lopes de Souza. Fobópole: O medo generalizado e a militarização da questão urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
SOUZA, Marcelo Lopes de Souza. Militarização da questão urbana. Lutas Sociais, n. 29, p. 117-129, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/ls/article/view/18501 Acesso em: 21 mar. 2019.
SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão; GÓES, Eda Maria. Espaços fechados e cidades: insegurança e fragmentação socioespacial. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2021 Reges Sodré, João Batista de Deus

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.