O ensino de solos na matéria de Geografia com abordagem em educação ambiental: Projeto Solos do Meu Bairro
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.246081Schlagworte:
Geografia; uso e ocupação do solo; Educação AmbientalAbstract
A finalidade desse trabalho é relatar a aplicação da prática pedagógica relacionada ao conteúdo de solos, como abordagem de Educação Ambiental em Geografia no Ensino Fundamental. As práticas foram realizadas com alunos do 9º ano do Colégio Estadual São Sebastião, em Curitiba, Paraná. Foi elaborado um projeto nomeado Solos do Meu Bairro que visava a integração do tema Solo com a realidade e cotidiano dos alunos. O processo de ensino aprendizagem obteve três momentos: 1. aulas destinadas à teoria contando também com atividade e experimento, abordando os conteúdos básicos de solos adequados às turmas e sua faixa etária; 2. aula de campo no entorno do colégio com a finalidade de visualização na prática dos conceitos teóricos utilizando caderneta de campo como forma de avaliação da atividade extraclasse; 3. elaboração de maquetes com o tema uso e ocupação do solo em um bairro. Como resultado, os alunos apresentaram os produtos finais à comunidade escolar, na feira de ciências, por meio da aplicação do projeto como forma de Educação Ambiental.
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