O ensino de solos na matéria de Geografia com abordagem em educação ambiental: Projeto Solos do Meu Bairro

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.246081

Schlagworte:

Geografia; uso e ocupação do solo; Educação Ambiental

Abstract

A finalidade desse trabalho é relatar a aplicação da prática pedagógica relacionada ao conteúdo de solos, como abordagem de Educação Ambiental em Geografia no Ensino Fundamental. As práticas foram realizadas com alunos do 9º ano do Colégio Estadual São Sebastião, em Curitiba, Paraná. Foi elaborado um projeto nomeado Solos do Meu Bairro que visava a integração do tema Solo com a realidade e cotidiano dos alunos. O processo de ensino aprendizagem obteve três momentos: 1. aulas destinadas à teoria contando também com atividade e experimento, abordando os conteúdos básicos de solos adequados às turmas e sua faixa etária; 2. aula de campo no entorno do colégio com a finalidade de visualização na prática dos conceitos teóricos utilizando caderneta de campo como forma de avaliação da atividade extraclasse; 3. elaboração de maquetes com o tema uso e ocupação do solo em um bairro. Como resultado, os alunos apresentaram os produtos finais à comunidade escolar, na feira de ciências, por meio da aplicação do projeto como forma de Educação Ambiental.

Autor/innen-Biografien

Paula Rayssa Dias Alves, Universidade Federal do Paraná

Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Paraná.

Murilo Noli da Fonseca, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestrando em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Gestão Ambiental de Empresas pela Faculdade. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Paraná.

Larissa Maria da Silva Ferentz, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda e Mestra em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Souza. Engenheira Ambiental pela PUCPR.

Literaturhinweise

ARAÚJO, F. H; COSTA, D.F. da S. Solo Na Educação Ambiental: como proposta para o ensino fundamental e médio. CERES, v. 1, n. 2, p.1-4, 2015.

BERGAMASCO, A.M. A aula de campo e suas contribuições no estudo dos solos em Geografia. Cad. PDE, Curitiba, v.2, p.2-36, 2013.

BEZERRA, A.A. Fragmentos da história da Educação Ambiental (EA). Rev. Ele. da Faced, v.1, n.3, p.1-06, 2007.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, 1997. 156p.

CARVALHO, N.L. de.; BARCELLOS, A.L. de. Educação ambiental: importância na preservação dos solos e da água. REMOA, v. 16, n. 2, p. 39 – 51, 2017.

FIGUEIREDO, V.S. SILVA, G.S.C. A importância da aula de campo na prática da Geografia. In:X Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, Porto Alegre, 2009. Anais... X Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, Porto Alegre, v.2, p.1-09, 2009.

FRAGOSO, E.; NASCIMENTO, E. C. M. A Educação Ambiental no Ensino e na Prática Escolar da Escola Estadual Cândido Mariano – Aquidauana/MS. Amb. & Ed., v. 23, n. 1, p. 161-184, 2018.

GUIMARÃES, M.A., CRISTO, S.S.V., PAIXÃO, R.B., SANTIAGO, A.M.A. Educação Ambiental: nossos solos, nossa vida. Rev. Ed. Amb., Novo Hamburgo, n.41, p.1-11, 2012.

KUSMAN, R.A. Utilização de Maquetes como Recurso de Ensino em Educação Ambiental nos 6º Anos. In: XII Congresso Nacional de Educação, Curitiba, 2015. Anais...XII EDUCERE, Curitiba, p. 41378-41385, 2015.

LIMA, V.C, LIMA, M.R de; MELO. V.F. O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2007. 130 p.

LONDE, P.R., MENDES, P.C. A influência das áreas verdes na Qualidade Urbana. Rev. Bras.de Geo. Médica e da Saúde, Rio de Janeiro, v.10, n.18, p.264-272, 2014

MACÊDO, H.C. Refletindo sobre o espaço vivido: o lugar na construção dos conhecimentos geográficos. Rev. Bras. de Ed. em Geo., Campinas, v.5, n.10, p.152-165, 2015.

MALLMANN, A.; CARNIATTO, I.; PLEIN, C. A. Educação Ambiental do Ponto de Vista das Concepções de Desenvolvimento Sustentável na Escola do Campo. Revbea, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 44-61, 2020.

MELO, F.P.; ALMEIDA, J.P. Crescimento Urbano Desordenado e seus Reflexos nas Encostas dos Vales de Garanhuns-PE. Revista Científica ANAP Brasil, Tupã, v. 6, n. 7, p. 40-65, 2013.

MELO, F.P.; GOIS, D.V.; SANTOS, C.A.; SOUZA, R.M.; GUERRA, A.J.T. Estruturação de Modelo de Risco de Degradação Ambiental aplicado ao Município de Pacatuba-SE. Caderno de Geografia, Poços de Caldas, v. 28, n. 54, p. 674-685, 2018.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2007.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PIBID. Brasília, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid. Acesso em: 05 jun. de 2020

PARANÁ. Diretrizes curriculares estaduais de geografia para a educação básica. Curitiba, 2008.

PAZ, O.L.S.; OLIVEIRA, A.A.; SILVA, C.T.; HIRAOKA, D.A.; PEGORETTI, R.F. Caderneta de campo: importante material didático para as aulas de campo de Geografia. Curitiba: UFPR, 2015.

SANTOS, C. A maquete da Baixada Santista no ensino de Geografia: teoria e prática. Revela, Praia Grande, n.6, p.1-10, 2010.

SANTOS, M.R da; VARELA, S. A Avaliação como um Instrumento Diagnóstico da Construção do Conhecimento nas Séries Inicias do Ensino Fundamental. Rev. Ele. de Ed., n. 1, p.1-25, 2007.

SANTOS, R.M. dos; CARVALHO, A.G.B.M. de. Geografia e Educação Ambiental: Percepção dos Professores sobre o uso da Geografia como Ferramenta para a Educação Ambiental em Birigui-SP. Geoambiente On-line, n. 25, p. 103-117, 2015

SILVA, A.F. da; OLIVEIRA JÚNIOR, R.J. de. Aula de Campo como Prática de Ensino – Aprendizagem: Sua Importância para o Ensino da Geografia. In: XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2016, São Luis. Anais...XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, São Luis, 2016, p.1-10.

SILVA, W.I.; OLIVEIRA, J.G.R. de. Práticas de Educação Ambiental nas Aulas de Geografia do Ensino Médio: Reciclando Velhos Hábitos. Revbea, v. 14, n. 1, p. 275-294, 2019.

UFPR. Programa Solo na Escola. Curitiba: UFPR, 2016. Disponível em: http://www.escola.agrarias.ufpr.br/index_arquivos/sobre.htm. Acesso em: 15 jan. 2020.

ZATTA, C.I.; AGUIAR, W.G. O uso de imagens como recurso metodológico para estudar Geografia. Dia a Dia Educação, 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2375-8.pdf. Acesso em: 26 mar. 2020.

Veröffentlicht

2020-12-24

Zitationsvorschlag

Alves, P. R. D., Fonseca, M. N. da, & Ferentz, L. M. da S. (2020). O ensino de solos na matéria de Geografia com abordagem em educação ambiental: Projeto Solos do Meu Bairro. Revista De Geografia, 37(3), 201–220. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.246081