Espaço agrário em questão: debates contemporâneos sobre a atuação perversa do agronegócio no território brasileiro
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.v38n1Mots-clés :
Geografia Agrária, Campesinato, BrasilRésumé
A Coletânea “Espaço agrário em questão”, organizada pelos pesquisadores Anderson Willians Bertholi e Gustavo H. Cepolini Ferreira, é composta por quatorze artigos e apresenta, através de aportes teóricos e práticos, aspectos relacionados a perversidade no modo de atuar do agronegócio brasileiro, que promove ações em várias atividades agrícolas no território brasileiro. Esta estrutura fundiária concentradora, que pressiona os trabalhadores rurais e a própria estrutura do Estado, aumenta o antagonismo na questão agrária cujo cerne está na expansão geográfica incoerente e desigual, imposta pelo capitalismo nos espaços rurais brasileiros e, por fim, essa estrutura cria uma desigualdade social e territorial extrema entre as regiões brasileiras.
Références
BERTHOLI, Anderson Willians; FERREIRA, Gustavo H. Cepolini Ferreira (Orgs.) Espaço agrário em questão. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2019. 300p
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Deyvison Lopes Siquiera 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.