Espaço agrário em questão: debates contemporâneos sobre a atuação perversa do agronegócio no território brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.v38n1Palabras clave:
Geografia Agrária, Campesinato, BrasilResumen
A Coletânea “Espaço agrário em questão”, organizada pelos pesquisadores Anderson Willians Bertholi e Gustavo H. Cepolini Ferreira, é composta por quatorze artigos e apresenta, através de aportes teóricos e práticos, aspectos relacionados a perversidade no modo de atuar do agronegócio brasileiro, que promove ações em várias atividades agrícolas no território brasileiro. Esta estrutura fundiária concentradora, que pressiona os trabalhadores rurais e a própria estrutura do Estado, aumenta o antagonismo na questão agrária cujo cerne está na expansão geográfica incoerente e desigual, imposta pelo capitalismo nos espaços rurais brasileiros e, por fim, essa estrutura cria uma desigualdade social e territorial extrema entre as regiões brasileiras.
Citas
BERTHOLI, Anderson Willians; FERREIRA, Gustavo H. Cepolini Ferreira (Orgs.) Espaço agrário em questão. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2019. 300p
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Deyvison Lopes Siquiera

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.