A formação do professor de Geografia para docência no ensino híbrido: reflexões a partir do curso de licenciatura em geografia da UEPB/CG

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.256568

Mots-clés :

ensino híbrido, currículo, formação docente, professor de Geografia

Résumé

Este artigo apresenta discussões acerca da formação inicial de professores de Geografia tomando como referência as atuais demandas educacionais, especialmente quanto ao Ensino Híbrido. De forma específica, é abordado sobre como o curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I, está formando os futuros professores para o trabalho com/em o Ensino Híbrido e como eles compreendem este modelo de ensino. A metodologia adotada, durante a pesquisa de natureza qualitativa, constituiu-se de pesquisa bibliográfica, documental e empírica, realizada mediante a aplicação de questionário com 16 estudantes do curso cotados como bolsistas no Programa Institucional Residência Pedagógica (PRP), quota 2020-2022. Os resultados, analisados com base no método dialético, indicam uma carência no processo de formação desses licenciandos no que se refere ao preparo para o trabalho com tecnologias, modelos e metodologias de ensino “inovadores”, fato que se reflete numa rasa e múltipla compreensão dos estudantes acerca do Ensino Híbrido e abre espaço para precarização do trabalho docente na lógica dos avanços do capital neoliberal. Destaca-se, nesse sentido, a necessidade de reformulações curriculares e das práticas formativas do curso, sobretudo numa perspectiva crítica, de modo que a formação inicial possa efetivamente subsidiar na tarefa dos professores de concretizar as mudanças e atualizações educacionais que forem necessárias, sendo essas delineadas em um processo de reflexão crítica e consciente e não necessariamente corroborando com os pressupostos neoliberais que tangenciam o campo do currículo na atualidade.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Edwirges Gomes da Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestranda em Formação de Professores pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Josandra Araújo Barreto de Melo, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Professora Doutora lotada no Departamento de Geografia, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB),

Références

ANEBHI. Sobre. 2020. Disponível em: http://anebhi.com/sobre. Acesso em: 17 maio 2021.

ANEBHI. Educação Híbrida. 2020. Disponível em: https://anebhi.org.br/index.php/2021/04/23/educacao-hibrida/ . Acesso em 17 jun. 2021.

APPLE, M. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes médicas, 2002.

BACICH, L; TANZI NETO, A; TREVISANI, F. de M. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BARRETO, R. G. Objetos como sujeitos: o deslocamento radical. In: FERREIRA, G. M. S; ROSADO, L. A. S; CARVALHO, J. S. (orgs.). Educação e tecnologia: abordagens críticas. 1. ed. Rio de Janeiro: SESES, 2017, p. 124-159.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno. Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial em nível superior e formação continuada. Resolução CNE/CP n° 2/2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 maio 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Resolução CNE/CP n° 2/2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 maio 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno. Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica. Resolução CNE/CP 1/2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159261-rcp001-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 maio 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Conselho de Educação Superior. Orientação para as diretrizes curriculares de geografia – proposta preliminar 1 (1º/9/2020), Brasília/DF, 13/10/2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=160361-proposta-prelimninar-para-as-dcns-de-geografia&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 09 ago. 2021.

CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2003.

FANTIN, M. E; TAUSCHECK, N. M. Metodologia do ensino de Geografia. Curitiba: Ibpex, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa. 25° Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educ. Soc., Campinas, v. 24, n. 82, p. 93-130, abr. 2003. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 26 de Maio de 2021.

GIROTTO, E. D. Dos PCNS a BNCC: O ensino de Geografia sob o domínio neoliberal. Geo UERJ. Rio de Janeiro, n. 30, 2017. P. 419-439.

HORN, M. B; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9° ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: O neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.

MACEDO, E. Formação de professores e Diretrizes Curriculares Nacionais: Para onde caminha a educação? Revista teias. v. 1, n. 2. 2000. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23845/16818. Acesso em: 25 maio 2021.

NOGUEIRA, E. S. Políticas de formação de professores: a formação cindida (1995-2002). Tese de doutorado. Defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFRJ, 2003, p. 198.

NÓVOA, A. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, jan./abr. 2019. P. 198-208.

NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. P. 1-15.

OLIVEIRA, A. G. de. Formação de Professores de Geografia: Discurso jurídico e currículo na contemporaneidade. In: PINHEIRO, A. C; VANILTON, C de S. (Orgs.). Formação e práticas docentes em educação geográfica. João Pessoa: Editora UFPB, 2020. P. 229 – 255.

PERRENOUD, P. As competências para ensinar no século XXI: A formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artemed, 2002.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G. GHERDIN, E. (Orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SAVIANI, D. Formação de Professores: Aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14. n. 40, 2009.

SCHEIBE, L. Formação de Professores: A herança histórica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, 2008.

SOUZA, J. G. de; KATUTA, A. M. Geografia e conhecimentos cartográficos: A cartografia no movimento de renovação da geografia brasileira e a importância do uso de mapas. São Paulo: Editora Unesp, 2001.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. (campus Campina Grande). Projeto Pedagógico Curricular de licenciatura em Geografia. UEPB: Campina Grande, 2016.

ZABALA, A; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Publié-e

2023-04-27

Comment citer

Silva, M. E. G. da, & Melo, J. A. B. de. (2023). A formação do professor de Geografia para docência no ensino híbrido: reflexões a partir do curso de licenciatura em geografia da UEPB/CG. Revista De Geografia, 40(1), 193–217. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.256568

Numéro

Rubrique

Artigo Científico