PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E EXPANSÃO DOS EMPREENDIMENTOS HORIZONTAIS: ANÁLISE DE MONTES CLAROS/MG APÓS A DÉCADA DE 2000
Abstract
Os estudos sobre as cidades médias brasileiras se intensificaram a partir da década de 1980, quando torna-se cada vez mais relevante compreender os papéis econômicos, sociais e políticos que estes espaços desempenham no Brasil, e, com isso, na rede urbana nacional. Este artigo analisa a produção do espaço urbano na cidade média de Montes Claros/MG, após a década de 2000, a partir da expansão dos condomínios horizontais e dos loteamentos fechados. O presente artigo destaca Montes Claros/MG no contexto das cidades médias brasileiras. Trata-se de uma cidade média que, dentre outras transformações, passa por uma nova dinâmica imobiliária, processo intensificado no final do século XX, representando uma transformação no contexto urbano em sua estrutura social, econômica, política e também cultural. Montes Claros vivencia uma fase crescente de novos padrões de consumo imobiliário, quer seja com a finalidade de moradia, negócios ou ambos. A expansão urbana dessa cidade média reflete o seu atual momento econômico, o que impacta os diversos setores da economia, principalmente o terciário. Além dos impactos na estrutura social e econômica dessa cidade média a expansão urbana horizontal em Montes Claros demonstra profundas transformações na paisagem urbana, na distribuição de classes e nas alterações no valor e uso do solo urbano seguindo a lógica capitalista imobiliária.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.