PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E EXPANSÃO DOS EMPREENDIMENTOS HORIZONTAIS: ANÁLISE DE MONTES CLAROS/MG APÓS A DÉCADA DE 2000

Auteurs

  • Iara Soares de França Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES, MINAS GERAIS

Résumé

Os estudos sobre as cidades médias brasileiras se intensificaram a partir da década de 1980, quando torna-se cada vez mais relevante compreender os papéis econômicos, sociais e políticos que estes espaços desempenham no Brasil, e, com isso, na rede urbana nacional. Este artigo analisa a produção do espaço urbano na cidade média de Montes Claros/MG, após a década de 2000, a partir da expansão dos condomínios horizontais e dos loteamentos fechados. O presente artigo destaca Montes Claros/MG no contexto das cidades médias brasileiras. Trata-se de uma cidade média que, dentre outras transformações, passa por uma nova dinâmica imobiliária, processo intensificado no final do século XX, representando uma transformação no contexto urbano em sua estrutura social, econômica, política e também cultural. Montes Claros vivencia uma fase crescente de novos padrões de consumo imobiliário, quer seja com a finalidade de moradia, negócios ou ambos. A expansão urbana dessa cidade média reflete o seu atual momento econômico, o que impacta os diversos setores da economia, principalmente o terciário.  Além dos impactos na estrutura social e econômica dessa cidade média a expansão urbana horizontal em Montes Claros demonstra profundas transformações na paisagem urbana, na distribuição de classes e nas alterações no valor e uso do solo urbano seguindo a lógica capitalista imobiliária.

Biographie de l'auteur

Iara Soares de França, Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES, MINAS GERAIS

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2008-2012). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2007). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2003). Professora do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES (2006 até o período atual).Tem experiência na área de Geografia Urbana, com ênfase nas temáticas Redes Urbanas, Aglomerações Urbanas, Dinâmica Urbana, Cidades Médias, Centralidades e Subcentros em Comércios e Serviços. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas cidades médias, centralidades urbanas , subcentros em comércio e serviços e redes urbanas. Bolsista BIPDT/ FAPEMIG/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (2012). Coordena o Laboratório de Estudos Urbanos e Rurais - LAEUR vinculado ao Depto. de Geociências da UNIMONTES.

Téléchargements

Publiée

2014-11-10

Comment citer

de França, I. S. (2014). PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E EXPANSÃO DOS EMPREENDIMENTOS HORIZONTAIS: ANÁLISE DE MONTES CLAROS/MG APÓS A DÉCADA DE 2000. Revista De Geografia, 31(2). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229097

Numéro

Rubrique

Artigo Científico