A REDE DE PODER DO TRANSPORTE COLETIVO DE MARINGÁ - PR

Authors

  • Rodrigo Vilas Boas de Souza Universidade Estadual de Maringá
  • Márcia da Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229356

Abstract

O presente artigo apresenta os resultados de uma dissertação de mestrado que pesquisou como os grupos político-econômicos em Maringá se relacionam em rede quando o contexto é o transporte coletivo, com a finalidade de compreender quais são os interesses desses grupos na elaboração de políticas públicas para o serviço. Assim, utilizamos a metodologia de redes sociais de Alejandro e Norman (2005), a qual permitiu analisar a rede em três elementos: centralidade, intermediação e proximidade. Como resultado, constatou-se que alguns grupos detêm o poder de controlar outros atores/grupos para fazer permanecer seus interesses, como a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) conjunta ao Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), a empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), a Prefeitura Municipal de Maringá e a Câmara Municipal de Maringá. Por isso, a rede é denominada como rede de poder, pois esses grupos político-econômicos são os que direcionam as políticas públicas em benefício próprio.

Author Biographies

Rodrigo Vilas Boas de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá

Márcia da Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Campus Cedeteg.

Published

2018-05-12

How to Cite

Souza, R. V. B. de, & Silva, M. da. (2018). A REDE DE PODER DO TRANSPORTE COLETIVO DE MARINGÁ - PR. Revista De Geografia, 35(2), 1–21. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229356