A REDE DE PODER DO TRANSPORTE COLETIVO DE MARINGÁ - PR

Auteurs-es

  • Rodrigo Vilas Boas de Souza Universidade Estadual de Maringá
  • Márcia da Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI :

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229356

Résumé

O presente artigo apresenta os resultados de uma dissertação de mestrado que pesquisou como os grupos político-econômicos em Maringá se relacionam em rede quando o contexto é o transporte coletivo, com a finalidade de compreender quais são os interesses desses grupos na elaboração de políticas públicas para o serviço. Assim, utilizamos a metodologia de redes sociais de Alejandro e Norman (2005), a qual permitiu analisar a rede em três elementos: centralidade, intermediação e proximidade. Como resultado, constatou-se que alguns grupos detêm o poder de controlar outros atores/grupos para fazer permanecer seus interesses, como a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) conjunta ao Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), a empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), a Prefeitura Municipal de Maringá e a Câmara Municipal de Maringá. Por isso, a rede é denominada como rede de poder, pois esses grupos político-econômicos são os que direcionam as políticas públicas em benefício próprio.

Bibliographies de l'auteur-e

Rodrigo Vilas Boas de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá

Márcia da Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Campus Cedeteg.

Téléchargements

Publié-e

2018-05-12

Comment citer

Souza, R. V. B. de, & Silva, M. da. (2018). A REDE DE PODER DO TRANSPORTE COLETIVO DE MARINGÁ - PR. Revista De Geografia, 35(2), 1–21. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229356

Numéro

Rubrique

Artigo Científico