Ensaio sobre a “fronteira do consumo” em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.245966Parole chiave:
Fronteira do Consumo, Dinâmicas Fronteiriças, Pandemia, Brasil, ParaguaiAbstract
O trabalho intitulado “A fronteira do consumo: relações transfronteiriças entre Foz do Iguaçu (BR) e Ciudad del Este (PY)”, defendido através de Dissertação de Mestrado em 2014, apresentou o conceito de “fronteira do consumo” como o espaço constituído através das relações de consumo na fronteira entre Foz do Iguaçu-BR e Ciudad del Este-PY. As expressivas atividades voltadas ao consumo naquele ambiente motivaram a análise geográfica segundo tais preceitos. Em tempos de pandemia, sobretudo a enfrentada em 2020 com o Coronavírus, uma nova análise da fronteira se apresenta necessária. O fechamento da fronteira e os consequentes impactos sociais e econômicos decorrentes do fato, exigem considerações sobre as dinâmicas deste espaço fronteiriço específico. Através de retomada de discussões já publicadas, análise de referenciais bibliográficos e abordagem de notícias das mídias, este artigo se propõe a compreender como os tempos de pandemias podem modificar as dinâmicas de consumo na fronteira. Este texto é uma análise em construção, produzido em tempo real, quando os percursos da pandemia ainda vêm se estabelecendo. As conclusões são, portanto, igualmente incompletas, constituindo-se como um ensaio.
Riferimenti bibliografici
ALBUQUERQUE, J. L. C. A dinâmica das fronteiras: os brasiguaios na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. São Paulo: Annablume, 2010.
BALLER, L. Cultura fronteiriça: Brasil e Paraguai entre manifestações simbólicas e materiais. In: HANN, F. A.; MEZZOMO, F. A. (Orgs). Nas malhas do poder: história, cultura e espaço social. Campo Mourão: Editora Fecilcam, 2011.
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008
POLON, L. C. K. A fronteira do consumo: relações transfronteiriças entre foz do Iguaçu (BR) E Ciudad Del Este (PY). 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia,
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, 2014. Disponível em: <http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/1669/1/Luana_Polon_%202014>. Acesso em: 14 abr. 2020.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Luana Caroline Künast Polon

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.