Ensaio sobre a “fronteira do consumo” em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.245966Palabras clave:
Fronteira do Consumo, Dinâmicas Fronteiriças, Pandemia, Brasil, ParaguaiResumen
O trabalho intitulado “A fronteira do consumo: relações transfronteiriças entre Foz do Iguaçu (BR) e Ciudad del Este (PY)”, defendido através de Dissertação de Mestrado em 2014, apresentou o conceito de “fronteira do consumo” como o espaço constituído através das relações de consumo na fronteira entre Foz do Iguaçu-BR e Ciudad del Este-PY. As expressivas atividades voltadas ao consumo naquele ambiente motivaram a análise geográfica segundo tais preceitos. Em tempos de pandemia, sobretudo a enfrentada em 2020 com o Coronavírus, uma nova análise da fronteira se apresenta necessária. O fechamento da fronteira e os consequentes impactos sociais e econômicos decorrentes do fato, exigem considerações sobre as dinâmicas deste espaço fronteiriço específico. Através de retomada de discussões já publicadas, análise de referenciais bibliográficos e abordagem de notícias das mídias, este artigo se propõe a compreender como os tempos de pandemias podem modificar as dinâmicas de consumo na fronteira. Este texto é uma análise em construção, produzido em tempo real, quando os percursos da pandemia ainda vêm se estabelecendo. As conclusões são, portanto, igualmente incompletas, constituindo-se como um ensaio.
Citas
ALBUQUERQUE, J. L. C. A dinâmica das fronteiras: os brasiguaios na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. São Paulo: Annablume, 2010.
BALLER, L. Cultura fronteiriça: Brasil e Paraguai entre manifestações simbólicas e materiais. In: HANN, F. A.; MEZZOMO, F. A. (Orgs). Nas malhas do poder: história, cultura e espaço social. Campo Mourão: Editora Fecilcam, 2011.
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008
POLON, L. C. K. A fronteira do consumo: relações transfronteiriças entre foz do Iguaçu (BR) E Ciudad Del Este (PY). 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia,
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, 2014. Disponível em: <http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/1669/1/Luana_Polon_%202014>. Acesso em: 14 abr. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Luana Caroline Künast Polon

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.