POLÍTICAS PÚBLICAS E SUSTENTABILIDADE CULTURAL: UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA NO MOVIMENTO BREGUEIRO EM BELÉM DO PARÁ
Resumen
O presente artigo analisa a Territorialidade do Movimento Bregueiro em Belém do Pará, discutindo a sustentabilidade cultural enquanto elemento fundamental para pensar ações de política pública engajadas no pleno desenvolvimento social local. As hipóteses defendidas neste trabalho sinalizam que o Estado (em suas esferas de poder municipal e estadual) não contempla o Movimento Bregueiro como estratégia relevante de planejamento de desenvolvimento em que a (re)produção do Movimento seja valorizada, restando aos sujeitos envolvidos neste circuito uma condição socioeconomica clandestina, mesmo estes ativando uma economia milionária intrínseca ao Movimento. Assim, identificar quais as implicações socioespaciais (política, econômica e cultural) evidenciadas pelo Movimento Bregueiro em Belém, observando quais são seus reflexos e se estes são relevantes para planejar a criação de (e se há) políticas públicas com base na sustentabilidade cultural é o principal objetivo deste trabalho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.