EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E PRINCIPIOS FORMATIVOS PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Autores

  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Nayane Camila Silva Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco
  • Roberta de Paula Sales Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este artigo constitui um relato de experiência, situado, resultado de um conjunto de atividades, tendo como referência uma prática educacional em Educação Ambiental Crítica (EAC), realizada por alunos do curso licenciatura em Geografia da UFPE, como parte da disciplina Vivência Escolar, cuja proposta foi conjugar a ação, teoria e prática com o objetivo de exercitar a prática pedagógica numa escola de ensino básico. Tomando como direcionamento a EAC, aqui entendida como uma metodologia de análise que consoante Mendonça (2012) parte de uma prática sequencial e de apreensão do real por meio da percepção e da atitude de investigação crítico-reflexiva. Escolhemos como temática a Educação Ambiental Crítica, pois se trata de uma questão fundamental a ser trabalhada no desenvolvimento de crianças e adolescentes mais preocupados com aspectos ecológicos como o lixo nas cidades, poluição do ar, a questão da água, resíduos sólidos, entre outros. Os resultados de nossa prática educacional apontaram uma mudança significativa na forma de conceber e pensar a educação ambiental pelos sujeitos imersos na experiência. A estratégia de sensibilização, utilizando a metodologia escolhida (documentário, o trabalho de campo e os debates em sala de aula), auxiliou os alunos em suas reflexões sobre as questões ambiental, social, econômica e política.

Biografia do Autor

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação e Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco/PPGEO do Departamento de Ciências Geográficas/DCG; Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Geografia e Profissionalização Docente/UFPE

Nayane Camila Silva Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco; Colaboradora do Grupo de Pesquisa ensino de Geografia e Profissionalização Docente/UFPE

Roberta de Paula Sales, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharela em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco; Colaboradora do Grupo de Pesquisa ensino de Geografia e Profissionalização Docente/UFPE

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Publicado

01.11.2014

Como Citar

Silva dos Santos, F. K., Cavalcanti, N. C. S., & Sales, R. de P. (2014). EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E PRINCIPIOS FORMATIVOS PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. Revista De Geografia, 31(3), 293–300. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229040

Edição

Seção

Notas de Pesquisa