INSTRUMENTOS DE GESTÃO PARA A DRENAGEM URBANA NA PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO/PE
Resumen
A falta de um modelo de gestão para a drenagem urbana municipal e a ausência de políticas para ocupação do solo, possibilitou a impermeabilização progressiva do solo e o aumento de cheias naturais no município do Cabo de Santo Agostinho. O Plano Municipal de Redução de Risco, elaborado em 2006, mapeou 30 setores com riscos de inundações e alagamentos. O manejo das águas pluviais urbanas, pensado de forma sustentável, se caracteriza em um grande desafio, podendo ser mais bem definido em sua legislação urbanística e ambiental. O objetivo desse trabalho é avaliar a percepção da população situada nas áreas de riscos sobre a possibilidade de dispor de uma legislação específica para o controle da drenagem urbana, com aplicação de medidas não-estruturais. Para tanto foram realizadas entrevistas junto às comunidades afetadas. Os resultados obtidos apontaram a necessidade de revisão dos instrumentos de regulamentação, com inserção de medidas voltadas para o controle na fonte geradora, a criação de uma taxa, de um fundo monetário e a gestão compartilhada dos sistemas considerando as bacias hidrográficas, como atributos que agregariam sustentabilidade ao sistema de drenagem urbana do Cabo de Santo Agostinho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.