Aprendizagem colaborativa na formação e prática docente em geografia: diálogos, rupturas e caminhos contemporâneos

Autores/as

  • Mateus Fereira Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
  • Lucas Antônio Viana Botêlho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.244193

Palabras clave:

redes digitais; aprendizado colaborativo; formação de professor.

Resumen

As redes digitais transformaram a sociedade moderna, a percepção do tempo, do espaço e a forma como aprendemos. Além disso, possibilitaram novas formas de saber e construção de conhecimentos, visto que hoje os indivíduos têm a possibilidade de se conectar com o mundo e, de maneira colaborativa, construir e ressignificar conhecimentos que até pouco tempo atrás eram inviáveis. Posto isso, o presente trabalho objetiva apresentar reflexões e aproximações entre o método da aprendizagem colaborativa e a formação e prática docente em Geografia munidos das redes digitais, destacando desafios e possibilidades no enfrentamento de modelos de ensino, tidos como tradicionais, que estão desconexos das realidades que os alunos têm apresentando. O artigo apoia-se em uma perspectiva crítica, que dá suporte ao aprofundamento de discussões quanto às redes digitais inseridas em contextos pedagógicos. As temáticas aqui adotadas são extremamente significativas, uma vez que não se esgota no contexto escolar, mas estão relacionadas à formação e o contexto social.

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Publicado

2020-02-06

Cómo citar

Santos, M. F., Santos, F. K. S. dos, & Botêlho, L. A. V. (2020). Aprendizagem colaborativa na formação e prática docente em geografia: diálogos, rupturas e caminhos contemporâneos. Revista De Geografia, 36(3), 254–273. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.244193