Limites e desafios no uso das tics para a prática docente de geografia na rmr de Recife – PE
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.249766Resumen
Com o advento da Sociedade Informacional, no transcurso do século XX ao XXI, a integração das TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) no ensino de Geografia trouxe a consciência dos limites e apresentou grandes desafios à prática docente. O objetivo do trabalho foi investigar a incorporação das TIC na prática dos professores de Geografia, nas escolas técnicas e de referência da RMR, buscando compreender limites e desafios. Além de pesquisas de outras experiências foram realizadas entrevistas com professores das EREMs e ETEs de Recife, e posterior comparação e discussão dos dados. Constatou-se que limites e desafios no processo de integração das TIC, no ensino de Geografia, têm sido percebidos como um fenômeno global, que envolve desde implicações na formação, a dificuldades ao nível do ensino e da infraestrutura presentes na realidade sociocultural dos professores. Percebeu-se que o ensino com as TIC requer conhecimento técnico e pedagógico, sistematizado em uma base teórico-metodológica para que resultados promissores sejam alcançados. A irreversibilidade das tecnologias na Sociedade Informacional tem exigido dos professores seu enquadramento em uma linguagem tecnológica, o que constitui um dos grandes desafios, sem o qual a reflexividade e criatividade de sua prática não ocorrem.Citas
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