TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAS DAS CIDADES MÉDIAS CEARENSES

Autor/innen

  • Virginia Célia Cavalcanti Holanda UVA

Abstract

A pesquisa tem como objeto o estudo das Cidades Médias Cearenses e vincula-se às nossas inquietações e conseqüente necessidade de se refletir sobre as características e significados do urbano no contexto da reestruturação da economia, da política e da sociedade no Estado do Ceará, tendo como marco temporal as três últimas décadas. Juazeiro do Norte, Crato, Sobral e Iguatu são cidades tradicionais, consideradas sub-centros e centros de segundo nível na rede urbana conforme classificação do IBGE e dos órgãos de planejamento locais. A dinâmica verificada nas Cidades Médias, não obstante o poder centralizador da metrópole Fortaleza, deve-se tanto à condição que assumiram no processo histórico de formação do sistema de cidade quanto às transformações econômicas, políticas e sociais vivenciadas na sociedade cearense como um todo e no âmbito nacional e global. Estes centros urbanos tornaram-se, nos últimos anos, não só mais atrativos para o desenvolvimento de atividades produtivas como também para as populações migrantes procedentes  do meio rural e de cidades menores elevando-se assim as taxas de Urbanização. Políticas públicas voltadas para a educação, saúde e os investimentos econômicos, sobretudo industriais, contribuíram para alterar o perfil destas cidades reforçando a importância que assumiram na rede urbana cearense desde os tempos coloniais.

Autor/innen-Biografie

Virginia Célia Cavalcanti Holanda, UVA

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, Professora Adjunta do Curso de Geografia da Universidade  Estadual Vale do Acaraú-UVA e Professora do Mestrado em Geografia da UECE. 

Veröffentlicht

2011-06-03

Zitationsvorschlag

Holanda, V. C. C. (2011). TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAS DAS CIDADES MÉDIAS CEARENSES. Revista De Geografia, 28(1), 1–13. Abgerufen von https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228639