TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAS DAS CIDADES MÉDIAS CEARENSES

Auteurs

  • Virginia Célia Cavalcanti Holanda UVA

Résumé

A pesquisa tem como objeto o estudo das Cidades Médias Cearenses e vincula-se às nossas inquietações e conseqüente necessidade de se refletir sobre as características e significados do urbano no contexto da reestruturação da economia, da política e da sociedade no Estado do Ceará, tendo como marco temporal as três últimas décadas. Juazeiro do Norte, Crato, Sobral e Iguatu são cidades tradicionais, consideradas sub-centros e centros de segundo nível na rede urbana conforme classificação do IBGE e dos órgãos de planejamento locais. A dinâmica verificada nas Cidades Médias, não obstante o poder centralizador da metrópole Fortaleza, deve-se tanto à condição que assumiram no processo histórico de formação do sistema de cidade quanto às transformações econômicas, políticas e sociais vivenciadas na sociedade cearense como um todo e no âmbito nacional e global. Estes centros urbanos tornaram-se, nos últimos anos, não só mais atrativos para o desenvolvimento de atividades produtivas como também para as populações migrantes procedentes  do meio rural e de cidades menores elevando-se assim as taxas de Urbanização. Políticas públicas voltadas para a educação, saúde e os investimentos econômicos, sobretudo industriais, contribuíram para alterar o perfil destas cidades reforçando a importância que assumiram na rede urbana cearense desde os tempos coloniais.

Biographie de l'auteur

Virginia Célia Cavalcanti Holanda, UVA

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, Professora Adjunta do Curso de Geografia da Universidade  Estadual Vale do Acaraú-UVA e Professora do Mestrado em Geografia da UECE. 

Téléchargements

Publiée

2011-06-03

Comment citer

Holanda, V. C. C. (2011). TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAS DAS CIDADES MÉDIAS CEARENSES. Revista De Geografia, 28(1), 1–13. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228639