O IMPACTO DA EXPANSÃO URBANA SOBRE UM SISTEMA GEOMORFOLÓGICO LITORÂNEO: O CASO DO MACEIÓ NOSSA SENHORA APARECIDA, BAIRRO DO JANGA - PAULISTA – PE
Résumé
O presente trabalho tem por objetivo promover uma análise das transformações ambientais sofridas pela micro-bacia litorânea do maceió Nossa Senhora Aparecida (Paulista - PE) por meio de uma proposta de verificação do uso do solo e das modificações antrópicas super-impostas à bacia que tiveram repercussão sobre o seu suporte geomorfológico. A micro-bacia ao longo do seu eixo maior estende-se por 2,5 km de comprimento, banhando uma área de aproximadamente 5 km2. O procedimento metodológico adotado para a criação de uma tipologia de segmentos fluviais homogêneos, face aos processos superficiais observados, foi a visitação in loco que possibilitou transpor os dados de campo para a base cartográfica. A análise das intervenções antrópicas sobre o sistema geomorfológico do maceió permitiu a sua divisão em 07 (sete) trechos homogêneos. Este procedimento ensejou a identificação de como os processos de artificialização da bacia, resultantes da ocupação urbana, agiram sobre o arcabouço geomorfológico. As transformações espaciais refletiram-se na dinâmica física da micro-bacia, o que corrobora o impacto da metropolização sobre os sistemas fluviais costeiros de pequena dimensão espacial, como o maceiós, que tendem a perder suas funções de fixação do manguezal e de canal de refluxo para as marés. Palavras-chaves: Geomorfologia dinâmica, impactos ambientais, ambiente costeiroTéléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.