APLICAÇÃO DOS COMPONENTES PRINCIPAIS NA SIMULAÇÃO E CONSISTÊNCIA DE SÉRIES TEMPORAIS
Résumé
Empregou-se a Análise das Componentes Principais - ACP para estimar séries temporais de precipitação pluviométricas no Estado do Rio Grande do Norte. Foram utilizados dados mensais de 67 estações meteorológicas no período de 1963 a 2007. Com o emprego do método de classificação de grupos K-means identificou quatro (4) regiões com características próprias e distintas da precipitação: Agreste (G1) e Litoral (G2), com chuvas associadas aos sistemas de leste; Alto Apodi e Serra Central (G3), que além da atuação da ZCIT existe um efeito orográfico acentuado e Central e Norte (G4), com chuvas influenciadas principalmente pela ZCIT. Selecionaram-se duas regiões com regimes pluviométricos diferentes (litoral e semiárido) para estimar séries temporais de precipitação utilizando o método da ACP. O erro percentual médio na região litorânea foi de 12% e de 19,8% a região semiárida, revelando eficácia na estimativa de dados faltosos, principalmente em regiões com regime pluviométrico mais regular.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.