MAPEAMENTO DE ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) DE CURSO D’ÁGUA INTERMITENTE PARA ATENDIMENTO AO CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR)
Résumé
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) tornou obrigatório que todos os imóveis rurais cadastrem, em uma base nacional, as Áreas de Preservação Permanente (APP), entre outras exigências. No contexto do semiárido brasileiro, onde os cursos d’água são intermitentes e, normalmente, de pequenas dimensões (metros de largura), os levantamentos desses cursos devem ser realizados in situ e com precisão posicional compatível às suas dimensões. Este trabalho apresenta metodologia utilizada no mapeamento de APP de cursos d’água intermitentes, adequada para escala de imóvel rural. A metodologia se baseou: no georreferenciamento dos vértices definidores dos limites dos cursos d’água de um estudo de caso, realizado in situ pelo posicionamento GNSS no modo relativo cinemático; e na geração da APP, em um Sistema de Informações Geográficas (SIG) e com informações da legislação ambiental. Na metodologia proposta o uso do GNSS como fonte de dados permitiu delimitar as APP com precisão (decimétrica), eficiência, rapidez e baixo custo, o que mostra que ela tem amplo potencial na delimitação de APP em regiões como as do estudo de caso, caracterizadas por cursos d’água intermitentes e de pequenas dimensões.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.