Estudo do (des)conforto térmico na cidade de Caicó/RN
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2017.229296Résumé
Os condicionantes do conforto térmico são resultantes das atividades concebidas pelos indivíduos, tanto pela vestimenta do dia-a-dia como variáveis ambientais que proporcionam trocas de calor entre corpo e ambiente. O conforto térmico das cidades pode abranger tanto o lado pessoal como ambiental, ambos têm que estar em equilíbrio para manter certa comodidade. O objetivo geral da pesquisa é identificar o conforto térmico na cidade de Caicó/RN no ano de 2011, utilizando dados de temperatura real retirados do INMET e cálculo do índice de conforto térmico, disponibilizado pela NOAA. Os resultados se organizaram em quatro categorias: perigo, cautela extrema, cautela e não há alerta. Os meses de janeiro a abril contaram com nebulosidade, o que sucedeu em precipitações devidas à participação ativa da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Neste período ocorreu também as maiores temperaturas aparentes. A maioria dos dias esteve enquadrados no estado de cautela extrema, principalmente a partir de outubro, tendo o dia 10/12 como maior temperatura real do ano, com 38,4°C.
Palavras-chave: dinâmica climática; urbanização; conforto térmico
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.