Habitação de interesse social em Montes Claros/MG
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.236436Palabras clave:
habitação de interesse social; BNH, PMCMV, Montes ClarosResumen
Este artigo analisa a produção de Habitação de Interesse Social na cidade média de Montes Claros/MG no âmbito da Política Habitacional Brasileira. Os procedimentos metodológicos aplicados nesse estudo foram: análise bibliográfica; pesquisa de campo em conjuntos habitacionais, pesquisas documentais em órgãos como a Prefeitura Municipal de Montes Claros - PMMOC, Caixa Econômica Federal – CEF; registros iconográficos; produção de mapas, tabelas, figuras e gráficos. Para isso, primeiro realizou-se uma abordagem histórica da Política de Habitação Social no Brasil promovida pelo Estado,contextualizando a instituição do BNH (1964) e do PMCMC (2009), ações estatais direcionadas para a implantação de habitação para a população de baixa renda, predominantemente. Após isso, analisou-se a produção de Habitação de Interesse Social em Montes Claros após a década de 1960 a partir da política habitacional municipal, do processo de expansão urbana em curso, demonstrado por meio da quantificação e espacialização dos empreendimentos de habitação social construídos desde a década de 1970 até a atual. Tais processos refletem uma nova morfologia e configuração socioespacial nessa cidade média com impactos no setor imobiliário e na paisagem urbana.
Citas
ARANTES, Pedro Fiori; FIX, Mariana. Como o governo Lula pretende resolver o problema da habitação: Alguns comentários sobre o Pacote Habitacional Minha Casa, Minha Vida. Correio Cidadania, 2009.
BONDUKI, Nabil. Origens da habitação social no Brasil: Arquitetura moderna, Lei doInquilinato e Difusão da casa própria. 6ªed. São Paulo: Estação Liberdade, 2011.BRASIL. Ministério Das Cidades. Relação dos empreendimentos aprovados peloPMCMV entre 2009 e 2015 em Montes Claros/MG, 2015.
BONDUKI, Nabil. Ministério das Cidades. Secretaria Nacional de Habitação. Avanços e Desafios: Política Nacional de Habitação. Brasília, 2010.
BONDUKI, Nabil. Ministério das Cidades. Secretaria Nacional de Habitação. Déficit habitacional no Brasil 2007. Brasília, 2009.
BONDUKI, Nabil. Ministério das Cidades. Guia para regulamentação e implementação de ZonasEspeciais de Interesse Social –ZEIS em Vazios Urbanos. Brasília: Ministério das Cidades, 2009.
BONDUKI, Nabil. Ministério das Cidades. Política Nacional de Habitação. Cadernos M Cidades nº 4. Brasília, 2006.
BONDUKI, Nabil. Ministério das Cidades. Política Nacional de Habitação. Brasília: Ministério das Cidades, 2004.
BONDUKI, Nabil. Casa Civil da Presidência da República –Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº11.977 de 07 de julho de 2009. Dispõe sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida -PMCMVe a regularização fundiária de assentamentos localizados em áreas urbanas, e de outras providencias .Diário Oficial da União, Brasília, 08 de julho de 2009. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11977.htm.Acesso em dezembro de 2015.
BONDUKI, Nabil. Casa Civil da Presidência da República –Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto-lei nº 2.291, de 21 de novembro de 1986. Brasília. Extingue o Banco Nacional da Habitação-BNH, e dá outras Providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2291.htm.Acesso em janeiro de 2016.
CAIXA ECONOMICA FEDERAL. Empreendimentos de Habitação Social construídos em Montes Claros/MG de 1977 a 2008. Montes Claros, 2016.
CARDOSO, Adauto Lúcio; ARAGÃO, Thêmis Amorim. Do fim do BNH ao Programa Minha Casa Minha Vida: 25 anos da política habitacional no Brasil. In: CARDOSO, Adauto Lúcio (Org.). O programa Minha Casa Minha Vida e seus efeitos territoriais.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013.
COHABMINAS. Unidades habitacionais com recursos dos programas BNH, FNHIS,PROHAB e PLHP construídos em Montes Claros/MG de 1977 a 2005. Minas Gerais,2016.FRANÇA, IaraSoares; ALMEIDA, MariaIveteSilveira; OLIVEIRA, Ricardo. DINÂMICA IMOBILIÁRIA EMCIDADES MÉDIAS: a expansão dos empreendimentos horizontais em Montes Claros/MG. Geo UERJ. Rio de Janeiro -Ano 16, nº. 25, v.1, 1º semestre de 2014, pp.19-38.
FRANÇA, Iara Soares. As novas centralidades de uma cidade média: o exemplo de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado em Geografia. UFU, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2007.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA –IBGE. Censo Demográfico 1950, 1960, 1970, 1980, 1991, 2000 E 2010. Disponível emhttp:www.ibge.gov.br. Acesso em maio de 2015.
LEITE, Marcos Esdras. Geoprocessamento aplicado ao estudo do espaço urbano: O caso da cidade deMontes Claros/MG. Dissertação de Mestrado em Geografia. UFU, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2006.MARICATTO, Ermínia. O impasse da política urbana no Brasil. Petrópolis, RJ: 3ª Ed., Vozes, 2014.
LEITE, Marcos Esdras. Autoconstrução, a arquitetura possível.In: MARICATO, Ermínia (Org.). In: Aprodução Capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial. São Paulo: 2ª Ed., Alfa-Omega, 1982.MONTES CLAROS (MG). Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Gerência deGestão do SUAS. Montes Claros/MG, 2016
LEITE, Marcos Esdras. Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento Urbano. Empreendimentos de Habitação Social construídos em Montes Claros/MG de 1977 a 2008. Montes Claros,2016.
LEITE, Marcos Esdras. Procuradoria Geral. Lei n.º 3.995 de 16 de Julho de 2.008.Dispõe sobre a implantação e execução Política Municipal de Habitação de Interesse Social -PMHIS, Institui o Conselho Municipal de Habitação -CMH e Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social. Montes Claros/MG, 2008.
LEITE, Marcos Esdras. Procuradoria Jurídica. Lei nº 2921 de 27 de Agosto de 2001.Institui o Plano Diretor do Município de Montes Claros. Montes Claros/MG, 2001.
PEREIRA, Anete Marília. Cidade Média e Região: O significado de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. Tese de Doutorado em Geografia. UFU, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2007.
ROYER, Luciana de Oliveira. Financeirização da Política Habitacional: Limites e Perspectivas. São Paulo: Annablume, 2014.
SANTOS, Cláudio Hamilton M. Políticas federais de habitação no Brasil: 1964/1998.Texto para discussão nº 654.Brasília: IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 1999.SHIMBO, Zanin Lúcia. Habitação Social de Mercado: A confluência entre Estado,empresas construtoras e capital financeiro. Belo Horizonte: C/Arte, 2012.
VILLAÇA, Flávio. O que todo cidadão precisa saber sobre habitação.São Paulo: Global Editora, 1986.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Iara Soares de França, Roméria Soares Barbosa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.