Análise do uso e ocupação do solo como suporte ao mapeamento dos riscos geomorfológicos do município de Caicó (RN)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.240664Schlagworte:
uso e ocupação do solo, riscos geomorfológicos, Caicó (RN)Abstract
Nos últimos anos, o advento das geotecnologias tem viabilizado a confecção de diversos mapas temáticos, dentre eles, os mapas de uso e ocupação do solo, os quais vêm se mostrando uma excelente ferramenta para os profissionais que trabalham com temas associados ao planejamento e ordenamento urbano-territorial. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi explorar a identificação dos tipos de uso e ocupação do solo, com a função de dar suporte à identificação das áreas de risco geomorfológico, no município e no perímetro urbano de Caicó, RN. Utilizou-se para o embasamento teórico-metodológico o Manual Técnico do Uso da Terra do IBGE, a determinação das classes do uso do solo se deram por meio da classificação supervisionada a partir de dados do Satélite LANDSAT 8 (2017) e ferramenta Basemap (2017) trabalhados em ArcgGIS 10.3. De maneira geral, a classificação do uso e ocupação do solo em Caicó, abre precedentes para a ampliação do conhecimento das áreas de riscos geomorfológico e os danos e prejuízos consideráveis que eles podem causar, exigindo assim, mais atenção da sociedade.Literaturhinweise
BRASIL, Lei n. 10.257, de 10 de Julho de 2001. Politica Urbana, Brasília, DF, Jul 2001.
BRASIL, Lei n. 12.608, de 10 de Abril de 2012. Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, Brasilia, DF. Jul 2012.
CPRM -SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea. Diagnóstico do município de Caicó, estado do Rio Grande do Norte. Recife: CPRM/PRODEEM, 2005.
IBGE. Manual Técnico de Uso da Terra. 3. ed., Rio de Janeiro: IBGE, 2013.
IBGE − INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/.Acesso em 01 de Dez. 2018.
IBGE − INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias: 2017 / IBGE, Coordenação de Geografia. -Rio de Janeiro: IBGE, 2017
IDEMA − INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E MEIO AMBIENTE DO RIO GRANDE DO NORTE. Perfil de seu município. Caicó.V.10. Natal, 2008. p.1-24
INFANTI, JR & FORSINARI FILHO, N. Processos de Dinâmica Superficial. In: OLICEIRA, A. M dos S & BRITO, S.N.A. de (Org). Geológia da Engenharia. São Paulo: ABGE –CNPq –FASESP. 1998. 131-152.
OLIVANOV, Helena; BARROSO, Emílio V. Geotecnia Urbana. In: GUERRA, Antônio José Teixeira (Org.). Geomorfologia Urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2011. 280 p.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2021 Jaedson Zeferino Araújo

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.