Mídias jornalísticas e o debate sobre educação ambiental, de professores da rede de educação básica de Sergipe: contribuições e interpretações
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.247805Mots-clés :
Professor. Jornalismo. Educação Ambiental.Résumé
O modelo de sociedade atual encontra-se alicerçado em ações voltadas para a dominação da natureza, que utilizam os meios naturais como recursos a serem apropriados pelos seres humanos para o seu bem-estar. Ao mesmo tempo, cresceram, na mídia jornalística, as denúncias de mal governança dos recursos socioambientais. Cogita-se que suas informações estejam sendo apropriadas por profissionais de educação para discutirem, trabalharem, planejarem as problemáticas socioambientais em suas salas de aulas. Desse modo, o presente artigo objetiva discutir possíveis influências da mídia no desenvolvimento do trabalho docente e suas implicações na prática de Educação Ambiental. Metodologicamente, foram feitas leituras de artigos existentes na biblioteca Capes de produção científica. Também foi aplicado um questionário misto a 27 professores de uma escola pública da Grande Aracaju, que foram categorizados segundo Bardin (2011). As informações da mídia contribuem para a inquietação, porém é necessário o aprofundamento teórico e científico do seu debate, pois, em alguns momentos, não existe uma explicação sólida, coerente e coesa dos diferentes fenômenos que envolvem as questões ambientais.
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