Ciberespaço e redes sociais: percepções sobre o turismo religioso em Nova Trento – SC
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.259503Mots-clés :
TIC, inovação tecnológica, cotidiano, netnografiaRésumé
Santa Paulina, primeira santa do Brasil, atrai visitantes a Nova Trento, no Estado de Santa Catarina, consolidando o município como polo de turismo religioso no país. As TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação chegaram ao santuário e os agentes da turistificação passaram a utilizá-las como mais uma forma de promoção, a on-line. Entre as inúmeras possibilidades de uso do ciberespaço, as redes sociais on-line propiciam a existência de comunidades relacionadas a temas variados, incorporando novas formas de convivialidades e corporeidades. Surge dessa forma, a questão que norteia este trabalho: Até que ponto o uso das redes sociais, que têm a santa como tema, influencia na escolha e no consumo desse destino turístico religioso? Para tal, uma netnografia pautada em observação participante foi realizada durante seis meses nas páginas do Facebook de devotos/as e a oficial do santuário. Nessas interações, entrevistas diretivas e não diretivas foram realizadas para captar o máximo de informações relevantes sobre os comportamentos em comunidades on-line. Em outra frente, um trabalho de campo off-line foi realizado na cidade de Nova Trento para, junto ao/à visitante, constatar ou não o poder de influência das redes sociais on-line. As pesquisas realizadas, on-line e off-line, indicam a presença marcante do uso das redes sociais como dinamizadoras da atividade turística realizada em Nova Trento – SC a partir da santa e promotoras de contradições manifestas naquelas redes sociais.
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