Ciberespaço e redes sociais: percepções sobre o turismo religioso em Nova Trento – SC

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.259503

Mots-clés :

TIC, inovação tecnológica, cotidiano, netnografia

Résumé

Santa Paulina, primeira santa do Brasil, atrai visitantes a Nova Trento, no Estado de Santa Catarina, consolidando o município como polo de turismo religioso no país. As TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação chegaram ao santuário e os agentes da turistificação passaram a utilizá-las como mais uma forma de promoção, a on-line. Entre as inúmeras possibilidades de uso do ciberespaço, as redes sociais on-line propiciam a existência de comunidades relacionadas a temas variados, incorporando novas formas de convivialidades e corporeidades. Surge dessa forma, a questão que norteia este trabalho: Até que ponto o uso das redes sociais, que têm a santa como tema, influencia na escolha e no consumo desse destino turístico religioso? Para tal, uma netnografia pautada em observação participante foi realizada durante seis meses nas páginas do Facebook de devotos/as e a oficial do santuário. Nessas interações, entrevistas diretivas e não diretivas foram realizadas para captar o máximo de informações relevantes sobre os comportamentos em comunidades on-line. Em outra frente, um trabalho de campo off-line foi realizado na cidade de Nova Trento para, junto ao/à visitante, constatar ou não o poder de influência das redes sociais on-line. As pesquisas realizadas, on-line e off-line, indicam a presença marcante do uso das redes sociais como dinamizadoras da atividade turística realizada em Nova Trento – SC a partir da santa e promotoras de contradições manifestas naquelas redes sociais.

Bibliographies de l'auteur-e

Magno Angelo Kelmer, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorando em Geografia, Universidade Federal de Goiás, (UFG), Mestre em Geografia, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), bolsista Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Pesquisador no grupo de pesquisa Rede Internacional de Pesquisa "Turismo e dinâmicas socioterritoriais contemporâneas" - Universidade de São Paulo

Carlos Eduardo Santos Maia, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professor titular do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor permanente do Instituto de Estudos Sócio-ambientais, Programa de pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Estágio Sênior (Pós-Doutorado) ENEC/Sorbonne/Paris IV

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Publié-e

2024-08-19

Comment citer

Kelmer, M. A., & Maia, C. E. S. (2024). Ciberespaço e redes sociais: percepções sobre o turismo religioso em Nova Trento – SC. Revista De Geografia, 41(2), 273–297. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.259503

Numéro

Rubrique

Artigo Científico