O USO DE TAXAS DE TURBIDEZ DA BACIA DO ALTO RIO DAS VELHAS – QUADRILÁTERO FERRÍFERO/MG – COMO INDICADOR DE PRESSÕES HUMANAS E EROSÃO ACELERADA
Résumé
O presente trabalho visa identificar as principais áreas produtoras de sólidos em suspensão na bacia do alto Rio das Velhas, destacando atividades humanas envolvidas em processos de erosão acelerada e degradação dos cursos d’água. Coincidente com a porção interior do Quadrilátero Ferrífero, esta bacia é palco de diversos conflitos ambientais, principalmente ligados à mineração e à preservação de mananciais para o abastecimento da região metropolitana de Belo Horizonte, o que demanda informações para a gestão ambiental, justificando este trabalho. Foram mapeadas fontes pontuais e difusas de poluição e erosão acelerada em seis sub-bacias e amostradas taxas de turbidez no curso d’água principal das mesmas e em seis pontos ao longo do alto Rio das Velhas. Os resultados mostram que (i) nas bacias dos rios Maracujá e Itabirito se destacam os voçorocamentos, a mineração, os usos agropastoris e o lançamento de efluentes como principais provedores de sedimentos aos rios; (ii) nas bacias dos ribeirões da Prata e Sabará a preservação de áreas verdes se refletiu numa baixa turbidez. Entretanto, este parâmetro deve ser utilizado com cautela, pois a dinâmica sedimentar atual de algumas bacias é muito influenciada pela mineração, sendo caracterizada pela abundância de carga de leito, a qual não é passível de ser constatada pela turbidez. Palavras-Chave: uso e ocupação do solo; taxas de turbidez; pressões antrópicas.Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Aline Almeida Raposo, Luiz Fernando de Paula Barros, Antonio Pereira Magalhães Junior 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.