DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE O TERMO SEGREGAÇÃO

Auteurs

  • Franciele Miranda Ferreira Dias Universidade Estadual de Maringá

Résumé

O estudo da segregação, seja residencial, socioespacial ou social, iniciou-se involuntariamente através de autores como Engels (1975). O interesse pelo tema e a evolução de conceituação intensificaram-se a partir do momento em que as cidades tornaram-se espaços de diferenciação sociais mais acentuadas, tornando-se perceptível que as classes sociais de maior poder aquisitivo separaram-se, quanto à localização de suas residências no espaço urbano, daquelas classes sociais de menor poder aquisitivo, sendo perceptível através das diferentes teorias sobre segregação, que a localização das distintas classes sociais altera-se com o decorrer do tempo. Essas mudanças são expressas através de diferentes enfoques teóricos-metodológicos, sendo o objetivo do presente antigo, demonstrar essas mudanças. Analisa-se distintos momentos históricos e como os estudos sobre o tema segregação foram realizadas, destacando que, embora muitos autores que trataram inicialmente do tema não sejam geógrafos, é nítido que a segregação pode ser estudada pela geografia, uma vez que procura-se com esses estudos analisar espaços urbanos mais valorizados e também a disposição das diferentes classes sociais nos mesmos. Nesse sentido, procura-se contribuir com um resgate teórico sobre como a segregação tem sido estudada com o decorrer do tempo, para as cidades ocidentais. 

Biographie de l'auteur

Franciele Miranda Ferreira Dias, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em geografia pela Universidade Estadual de Maringá

Publiée

2015-01-12

Comment citer

Ferreira Dias, F. M. (2015). DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE O TERMO SEGREGAÇÃO. Revista De Geografia, 32(2). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229095

Numéro

Rubrique

Artigo Científico