DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE O TERMO SEGREGAÇÃO
Abstract
O estudo da segregação, seja residencial, socioespacial ou social, iniciou-se involuntariamente através de autores como Engels (1975). O interesse pelo tema e a evolução de conceituação intensificaram-se a partir do momento em que as cidades tornaram-se espaços de diferenciação sociais mais acentuadas, tornando-se perceptível que as classes sociais de maior poder aquisitivo separaram-se, quanto à localização de suas residências no espaço urbano, daquelas classes sociais de menor poder aquisitivo, sendo perceptível através das diferentes teorias sobre segregação, que a localização das distintas classes sociais altera-se com o decorrer do tempo. Essas mudanças são expressas através de diferentes enfoques teóricos-metodológicos, sendo o objetivo do presente antigo, demonstrar essas mudanças. Analisa-se distintos momentos históricos e como os estudos sobre o tema segregação foram realizadas, destacando que, embora muitos autores que trataram inicialmente do tema não sejam geógrafos, é nítido que a segregação pode ser estudada pela geografia, uma vez que procura-se com esses estudos analisar espaços urbanos mais valorizados e também a disposição das diferentes classes sociais nos mesmos. Nesse sentido, procura-se contribuir com um resgate teórico sobre como a segregação tem sido estudada com o decorrer do tempo, para as cidades ocidentais.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.