ZONEAMENTO AMBIENTAL EM UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DO BIOMA CAATINGA: UM ESTUDO DE CASO NO PARQUE ESTADUAL MATA SECA, MANGA, NORTE DE MINAS GERAIS

Autori

  • Ronaldo Alves Belém Univeridade Estadual de Montes Claros

Abstract

O Parque Estadual Mata Seca localiza-se no município de Manga, Norte do Estado de Minas Gerais e apresenta um mosaico vegetacional bastante complexo devido à diversidade de fitofisionomias encontradas dentro dos seus limites. A área vem sofrendo diversos tipos de pressões antrópicas como as queimadas, carvoejamento clandestino, pisoteio do gado, pesca e caça predatórias. Nesse sentido, acredita-se que esse zoneamento ambiental possa subsidiar o plano de manejo e a implementação efetiva dessa unidade de conservação tão ameaçada. Foram identificados e mapeados nove biótopos, constatando que esse parque apresenta uma expressiva variedade de ambientes. Posteriormente foi realizada uma caracterização através de um planilhamento e descrição sumária das áreas amostrais dos biótopos. A Floresta Estacional Decidual de alto porte, a Caatinga Arbórea Aberta e as Matas Ciliares se destacaram por apresentarem um ótimo estado de conservação e um avançado processo de sucessão ecológica. A Sede, o Pivô Cultivado e o Pivô Abandonado foram os biótopos mais impactados. O Parque foi dividido em três zonas, a saber: Zona Intangível, Zona Primitiva e Zona de Recuperação. A Zona Intangível possui a melhor qualidade ambiental da unidade de conservação, ocupando 64,61% de sua extensão. A Zona Primitiva ocupa 33,59% da unidade de conservação e apresentou uma qualidade ambiental considerável. A Zona de Recuperação ocupa a menor extensão dentro da unidade de conservação (1,80%) evidenciando a elevada qualidade ambiental do Parque  como um todo. 

Biografia autore

Ronaldo Alves Belém, Univeridade Estadual de Montes Claros

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestrado em Geografia – Análise Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais. É doutorando em Geografia pela UFMG e professor do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência em Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, Biogeografia e Análise Ambiental, atuando nos seguintes temas: biomas Cerrado e Caatinga no Norte de Minas, Geomorfologia do Norte de Minas, Meio Ambiente e Unidades de Conservação.  

Pubblicato

2013-06-28

Come citare

Belém, R. A. (2013). ZONEAMENTO AMBIENTAL EM UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DO BIOMA CAATINGA: UM ESTUDO DE CASO NO PARQUE ESTADUAL MATA SECA, MANGA, NORTE DE MINAS GERAIS. Revista De Geografia, 30(1), 233–245. Recuperato da https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229070

Fascicolo

Sezione

Artigo Científico